Classe C30 prepara retorno seguro às regatas em Ilhabela

Por: Redação -
26/05/2021

Acumulada desde janeiro devido aos protocolos sanitários, a vontade de correr regatas oceânicas em Ilhabela está prestes a ser saciada pelos velejadores paulistas. A etapa de abertura da XXI Copa Mitsubishi (Copa Suzuki até 2020), está programada para 19 e 20, 26 e 27 de junho, com sede no Yacht Club Ilhabela, mediante as regras de prevenção estabelecidas pelas autoridades na atual fase da pandemia.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Os barcos da Classe C30, sempre uma atração à parte nas regatas, voltam a competir após o Circuito Oceânico de Santa Catarina, disputado na última semana de janeiro em Florianópolis com o bicampeonato do Caballo Loco. O Circuito Ilhabela deveria ter sido aberto em março, com a primeira de quatro etapas, mas foi adiado diante dos protocolos de distanciamento anunciados às vésperas da competição pelo governo do estado.

Com a aproximação das regatas, neste fim de semana já teve barco no Canal de São Sebastião. “Treinamos sexta e sábado. Conseguimos definir a equipe e praticar diversas manobras. Estamos caminhando conforme o objetivo proposto. Neste ano queremos estabelecer uma tripulação, buscar entrosamento, conhecer o barco e crescer como um time. É um período de adaptação e aprendizado. Estamos nos preparando para disputar a Copa Mitsubishi dentro desta perspectiva, mas bastante entusiasmados”, conta o novo comandante do Kairós (ex +Realizado), Alessandro Penido.

Leia também

» Conheça os campeões da 1ª Copa ICS – Regata Ilha das Cabras, no Guarujá

» Regata Kapazi Náutica propõe travessia entre Ubatuba e Ilhabela

» Nova regata europeia terá largada em junho entre as ilhas de Maiorca e Ibiza

O timoneiro do Kaikias Via Itália, campeão brasileiro e da Copa Suzuki em 2019, Beto de Jesus, natural de Ilhabela, espera que a cidade retorne à normalidade o mais breve possível. “A expectativa de todos é de que os eventos náuticos voltem a ser realizados. Nós, do Kaikias Via Itália, conseguimos colocar o barco na água e dar algumas velejadas neste ano.  Foi só um pouco, mas já foi bacana. Estamos ansiosos para voltarmos a correr regatas aqui na ilha”, considera Beto.

“A Copa Mitsubishi será muito importante, pois servirá para checarmos como está o nosso nível técnico e da flotilha da Classe C30 em geral. Precisamos nos ajustar para a Semana de Vela e para o Campeonato Brasileiro. A náutica, na verdade, nunca parou. Centenas de barcos atravessam o canal todos os dias. Acredito que, com um bom protocolo e disciplina, seja possível mantermos o calendário da vela até o final do ano”, sugere Beto, o experiente timoneiro do Kaikias Via Itália.

O Campeonato Brasileiro da Classe C30 tem como líder o atual campeão, Caballo Loco, de Ubatuba, que também defende os títulos da Copa Mitsubishi e da Semana de Vela de Ilhabela. O barco de Mauro Dottori venceu a primeira etapa do Brasileiro em Florianópolis. A segunda, está prevista para ser disputada paralelamente à Semana de Vela, de 24 a 31 de julho.

Classe C30 na Copa Suzuki 2020 (19 regatas e 6 descartes)
1 – Caballo Loco (Mauro Dottori): 21 pontos perdidos
2 – Kaikias Via Itália (Eduardo Mangabeira): 21 pp
3 – Loyalty (Alexandre Leal): 22 pp
4 – Zeus (inácio Vandresen): 43 pp
5 – Caiçara (Pablo Lynn): 51 pp

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    No NÁUTICA Talks, ex-piloto de avião Renato Oliveira vai contar como foi dar volta ao mundo em veleiro

    Renato levará experiência que levou 3 anos à série de palestras que acontecem durante o Rio Boat Show 2024

    FS Yachts lança nova lancha FS 355, com duas opções de motorização

    Lançamento do estaleiro catarinense vai ganhar as águas já na primeira semana de abril

    Entenda por que a duna de Jericoacoara está prestes a ser engolida pelo mar

    Cartão-postal do Ceará pode estar com os dias contados devido à interferência humana no processo de formação da duna

    NÁUTICA Talks terá papo com casal que sai de jet em busca de ondas gigantes

    Michelle de Bouillions e Ian Cosenza contarão como é viver essa experiência ao redor do mundo durante o Rio Boat Show 2024

    Barcos submersos há 7 mil anos já traziam tecnologias utilizadas até hoje

    Encontrados no fundo de um lago na Itália, barcos já carregavam consigo soluções náuticas modernas