Classe C30, em Ilhabela, é definida por apenas um ponto de diferença

Por: Redação -
04/09/2018
Aline Bassi / Balaio de Ideias

Caiçara UV.Line e Kaikias Maserati travaram duelo emocionante ao longo de seis regatas disputadas em dois finais de semana pela 3ª Etapa da Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. Com três vitórias contra duas do rival, Caiçara UV.Line foi o vencedor da etapa na Classe C30 por apenas um ponto de vantagem: 8 a 9, incluindo-se um descarte.

O barco eCycle +Realizado obteve uma vitória, mas perdeu a terceira colocação para o Caballo Loco, mais regular após três segundos lugares. No sábado foram duas regatas, com rajadas de sul que chegaram a 18 nós e forte correnteza de 2,5 nós no Canal de São Sebastião. No domingo, o vento sul entrou acima de 15 nós, mas foi diminuindo de intensidade até zerar, o que possibilitou apenas uma regata.

“Vencemos as duas regatas no sábado, sob condição que exigiu muito das tripulações. Domingo, tivemos uma largada muito disputada com todos os barcos tentando ficar à barlavento da linha de partida para seguir o mais rápido possível rumo ao baixio de São Sebastião e fugir da forte correnteza”, contou o comandante do Caiçara UV.Line, Marcos de Oliveira Cesar.

Em regatas com vento e correnteza na direção sul, é comum as tripulações optarem por velejar junto à costa, onde a correnteza costuma ser menos intensa em relação ao meio do canal. “Infelizmente o Caiçara não estava conseguindo acompanhar os concorrentes. Depois da regata descobrimos que havia uma folha de coqueiro presa na nossa quilha, o que nos tirou pelo menos meio nó de velocidade”, relatou Marcos Cesar.

A vitória no domingo ficou com o Kaikias Maserati, seguido por Caballo Loco. Caiçara Uv.Line chegou em terceiro lugar, à frente de eCycle +Realizado. A Comissão de Regatas (CR) chegou a dar a segunda largada, mas o vento acabou logo na primeira perna e a regata teve de ser cancelada pela CR.

“Foi mais um final de semana duro, com regatas de contraventos longos e pernas de popa muito rápidas. Apesar de a folha de coqueiro nos ter prejudicado no domingo, felizmente mantivemos a liderança na etapa e no campeonato”, comentou o proeiro do Caiçara UV.Line, Gabriel De Capitani.

Nas demais classes em disputa na Copa Suzuki, Ginga venceu na HPE 25, Zeus foi o melhor da etapa na IRC e também na RGS, enquanto H2Orça ganhou na Bico de Proa. O Yacht Club Ilhabela (YCI) receberá a quarta e última etapa de 2018 em 24 e 25 de novembro e 1º e 2 de dezembro, quando serão definidos os campeões da temporada de vela oceânica.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mestra vai com lançamento e mais duas lanchas ao Rio Boat Show 2024

    Nova embarcação de 21 pés do estaleiro fará estreia no Rio; evento vai de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2023

    Com público de 33 mil pessoas e mais de 200 barcos vendidos, evento foi descrito como um dos mais espetaculares salões náuticos do Brasil

    NÁUTICA Talks: Walter Garcia conta como a vela o aproximou da proteção da Amazônia

    Empresário no segmento náutico e jornalista por formação, Walter levará experiência de quase 30 anos ao Rio Boat Show 2024

    Jets, quadriciclos e UTVs serão apresentados pela Quadricenter no Rio Boat Show 2024

    Mais de 10 produtos serão expostos no estande da marca de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Marinha do Brasil leva simulador de navegação interativo ao Rio Boat Show 2024

    Além de experimentar a sensação de comandar um barco, visitantes do evento náutico poderão entender a fundo o papel da instituição nacional e receber dicas de segurança