Classe C30 decide Circuito Ilhabela de Vela neste sábado

Por: Redação -
25/11/2016
Caballo Loco na raia (Foto: Aline Bassi / Balaio)

A classe C30 mostrou ao longo da temporada de vela oceânica equilíbrio nas disputas nacionais, com a flotilha distribuída no litoral norte paulista e em Florianópolis. O Circuito Ilhabela comprova a competitividade entre as tripulações apesar de o Caiçara ter adquirido vantagem de 12 pontos sobre o segundo colocado, Caballo Loco, após dominar a terceira etapa da Copa Suzuki em setembro no Canal de São Sebastião.

Com dez vitórias em 28 regatas, o Caiçara do comandante Marcos de Oliveira Cesar pode garantir o título neste final de semana (26 e 27) por antecipação. A regata final de 2016, a tradicional Volta à Ilhabela – Sir Peter Blake, está prevista para 03 de dezembro. “Eu não gosto de falar em superioridade e nem de otimismo exagerado. Não fizemos nenhum treino depois da terceira etapa. Claro que gostaríamos de decidir o campeonato o mais rápido possível, mas a ordem a bordo é: respeitar os adversários”, afirma Marcos Cesar.

300456_662477_dsc_9418
Equilíbrio na C30 em Ilhabela (Foto: Aline Bassi / Balaio)

A previsão para o fim de semana em Ilhabela é de vento leste entre 11 e 13 nós (20 a 25 km/h) e temperatura em torno de 24°C no período da tarde, com tempo aberto. “O ideal para nós seria um vento mais forte. Sabemos administrar melhor o barco nessa condição, mas como estamos há dois meses sem velejar, é preciso cautela. A vantagem do Caiçara é segura, porém, não é definitiva”, lembra o comandante Marcos, atual campeão do Circuito Ilhabela.

O vice-líder Caballo Loco, comandado por Mauro Dottori, obteve oito vitórias nas três etapas anteriores, contra seis do +Realizado, três do Barracuda e uma do Kaikias. “Como o próprio nome já diz, o Caballo Loco sempre foi muito competitivo. Vamos colocar as ferraduras e partir para cima deles”, comenta Dottori com bom humor.”Nós vamos atacar e eles (Caiçara) irão se defender, mas a briga pelo segundo lugar está aberta e também será muito boa”, espera o comandante do Caballo Loco.

Além da C30, a Copa Suzuki, organizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI), reúne as classes RGS, HPE 25, HPE 30, ORC e IRC. As primeiras regatas do dia têm largada prevista ao meio-dia. A classe C30 deve correr neste fim de semana entre quatro e seis provas, dependendo do vento. A quarta e decisiva etapa do Circuito Ilhabela é a última competição oficial da C30 antes da abertura do Campeonato Brasileiro de 2017, em fevereiro, em Florianópolis. A outra etapa será em julho, na Semana de Vela de Ilhabela.

300456_662480_dsc_9764
Caiçara: liderança (Foto: Aline Bassi / Balaio)

Classificação após três etapas, com 28 regatas (seis descartes)

1. Caiçara (Marcos de Oliveira Cesar): 38 pontos perdidos
2. Caballo Loco (Mauro Dottori): 50 pp
3. +Realizado (José Luiz Apud): 56 pp
4. Barracuda (Humberto Diniz): 67 pp
5. Kaikias (Felipe Echenique): 72 pp

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks: Tatiana Ribeiro palestra sobre biodiversidade desconhecida das Ilhas Cagarras

    Bióloga e mestre em ecologia está confirmada em bate-papo dentro do Rio Boat Show 2024

    K&L Flex leva colchão focado em aplicações náuticas ao Rio Boat Show 2024

    Expositor confirmado no salão carioca apresentará cinco produtos ao público

    Recordista Diego Santiago ensina técnicas de pesca submarina no NÁUTICA Talks

    Campeão brasileiro e recordista mundial estará presente no ciclo de palestras durante o Rio Boat Show 2024

    NÁUTICA Talks terá papo sobre a história dos jets com Renan Macedo

    Fundador da Usina do Jet ainda falará sobre o avanço das corridas e expedições a bordo da embarcação; palestra acontece durante o Rio Boat Show 2024

    Danimar leva scooter aquática e modelos off road ao Rio Boat Show 2024

    Concessionária oficial de marcas como Segway, empresa também apresentará UTV e quadriciclo ao público do evento náutico