A bordo de uma corveta, primeira circum-navegação brasileira completa 140 anos
Em janeiro de 1881, há exatos 140 anos, a corveta Vital de Oliveira completava a primeira circum-navegação brasileira. Foi o primeiro navio incorporado pela Marinha Imperial do Brasil, e, partindo do Rio de Janeiro, visitou Lisboa, Gibraltar, Toulon, Malta, Port Said, Ismailia, Suez, Aden, Point des Galets, Singapura, Hong Kong, Nagasaki, Yokohama, San Francisco, Acapulco, Valparaiso, Port Otway, Punta Arenas e Montevideo.
A viagem durou 430 dias, sendo 268 de viagem e 162 nos portos, e percorreu 35 044 milhas. Além de completar a primeira volta ao mundo brasileira, a excursão tinha uma segunda missão: levar para a China a primeira missão diplomática brasileira que buscava trazer ao Brasil mão de obra chinesa, em substituição ao trabalho escravo.
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Uma corveta, por definição, é um navio de guerra de porte médio, com boa mobilidade, movido a vela, de três mastros e com uma só bateria de canhões. A corveta Vital de Oliveira, de construção mista (casco de madeira e corpo de metal, movida a motor e a vela), tinha 66,66 m de comprimento, 11,22 m de boca e 4,15 m de calado. A propulsão auxiliar era um motor de 200 hp e atingia velocidade de 8,5 nós.
O navio era considerado um belo exemplar da nossa arquitetura naval, mas já contava com mais de doze anos de uso e não apresentava as condições ideais de navegação para enfrentar as fortes tempestades que acabaria encontrando pela frente.
Assim, surgiram muitos contratempos durante a travessia. Ao regressar ao Brasil, o barco se encontrava em péssimo estado, e a população, drasticamente reduzida. Seu casco foi mandado vender na administração do Dr. Antonio de Almeida, inicialmente em 24 de maio de 1883 e terminada em 6 de julho de 1884.
Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira
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