Cinco

0
1082

A regata Round Britain and Ireland Race será um ensaio da Volvo Ocean Race. Neste domingo (9), cinco dos seis barcos confirmados para a Volta ao Mundo se enfrentam nas águas britânicas. Estarão na linha de largada as equipes: Team SCA, Dongfeng Race Team, Abu Dhabi Ocean Racing, Team Alvimedica e a equipe espanhola – ainda sem nome definido. Apenas o Team Brunel decidiu não correr. Serão, pelo menos, cinco dias de regata, um teste e tanto para o evento, que começa pra valer em outubro.

Os comandantes das equipes estão bastante otimistas com a oportunidade de disputar uma regata de alto nível a bordo do novo Volvo Ocean 65. “Após a regata vamos saber realmente como está nosso nível de preparação”, disse Ian Walker, líder do Abu Dhabi. “Não nego que vou ter um olho a mais para ver a ação dos meus adversários na regata. Eu gostaria de ter algumas câmeras a bordo pra ver melhor”, brincou.

Recentemente, três equipes da Volvo Ocean Race participaram de uma regata nas Ilhas Canárias. Entre as tripulações estava o Team SCA, time que está a mais tempo se preparando para as prova. “Nós ainda estamos aprendendo. Precisamos descobrir no barco alguns atalhos e tirar o ponto forte de cada uma”, disse Libby Greenhalgh. “A regata britânica será como a espanhola do mês passado, porém as equipes estão cada vez mais prontas”.

Sam Davies, companheira de Libby Greenhalgh, concorda: “Temos que reconhecer que somos a zebra, pois temos menos experiência do que os outros times. Por isso, não vamos esconder o jogo na regata. A ordem é dar o melhor”.

O Team Alvimedica terá a primeira oportunidade de enfrentar os rivais. A equipe de bandeiras turca/norte-americana quer aproveitar ao máximo essa chance. “A regata será beirando a costa. Vamos visualizar bastante nossos adversários em ação. Resumindo, será uma prova com foco em manobras. Nós ainda não fomos testados assim”, disse Mark Towill.

O time espanhol, que ainda não tem seu patrocinador principal, recrutaram o experiente Gonzalo Araújo para o Round Britain. Mais um reforço para dar mais bagagem à equipe de Iker Martínez. “Com o pouco tempo de preparação que temos, nós precisamos de toda a ajuda possível”, disse o comandante. Araújo correu no Telefónica Black na Volvo Ocean Race 2008-09.

Gonzalo Araújo atualmente integra a tripulação do TP52 brasileiro, o Phoenix, na Copa de Rey Mapfre, disputada até sábado (8) em Palma de Maiorca.

Os chineses do Dongfeng Racing Team também entram na regata para aprender e testar o nível. “Posso dizer que o nosso nível agora será bem diferente do final da regata. Nosso foco é melhorar aos poucos”, contou líder Charles Caudrelier. “A regata está começando”.

Só o Team Brunel não foi para a Round Britain. O comandante holandês Bouwe Bekking foi categórico: “Não vamos mostrar nosso jogo. Por isso ficamos treinando”.

Foto: Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.