Cinco

Por: Redação -
07/08/2014

A regata Round Britain and Ireland Race será um ensaio da Volvo Ocean Race. Neste domingo (9), cinco dos seis barcos confirmados para a Volta ao Mundo se enfrentam nas águas britânicas. Estarão na linha de largada as equipes: Team SCA, Dongfeng Race Team, Abu Dhabi Ocean Racing, Team Alvimedica e a equipe espanhola – ainda sem nome definido. Apenas o Team Brunel decidiu não correr. Serão, pelo menos, cinco dias de regata, um teste e tanto para o evento, que começa pra valer em outubro.

Os comandantes das equipes estão bastante otimistas com a oportunidade de disputar uma regata de alto nível a bordo do novo Volvo Ocean 65. “Após a regata vamos saber realmente como está nosso nível de preparação”, disse Ian Walker, líder do Abu Dhabi. “Não nego que vou ter um olho a mais para ver a ação dos meus adversários na regata. Eu gostaria de ter algumas câmeras a bordo pra ver melhor”, brincou.

Recentemente, três equipes da Volvo Ocean Race participaram de uma regata nas Ilhas Canárias. Entre as tripulações estava o Team SCA, time que está a mais tempo se preparando para as prova. “Nós ainda estamos aprendendo. Precisamos descobrir no barco alguns atalhos e tirar o ponto forte de cada uma”, disse Libby Greenhalgh. “A regata britânica será como a espanhola do mês passado, porém as equipes estão cada vez mais prontas”.

Sam Davies, companheira de Libby Greenhalgh, concorda: “Temos que reconhecer que somos a zebra, pois temos menos experiência do que os outros times. Por isso, não vamos esconder o jogo na regata. A ordem é dar o melhor”.

O Team Alvimedica terá a primeira oportunidade de enfrentar os rivais. A equipe de bandeiras turca/norte-americana quer aproveitar ao máximo essa chance. “A regata será beirando a costa. Vamos visualizar bastante nossos adversários em ação. Resumindo, será uma prova com foco em manobras. Nós ainda não fomos testados assim”, disse Mark Towill.

O time espanhol, que ainda não tem seu patrocinador principal, recrutaram o experiente Gonzalo Araújo para o Round Britain. Mais um reforço para dar mais bagagem à equipe de Iker Martínez. “Com o pouco tempo de preparação que temos, nós precisamos de toda a ajuda possível”, disse o comandante. Araújo correu no Telefónica Black na Volvo Ocean Race 2008-09.

Gonzalo Araújo atualmente integra a tripulação do TP52 brasileiro, o Phoenix, na Copa de Rey Mapfre, disputada até sábado (8) em Palma de Maiorca.

Os chineses do Dongfeng Racing Team também entram na regata para aprender e testar o nível. “Posso dizer que o nosso nível agora será bem diferente do final da regata. Nosso foco é melhorar aos poucos”, contou líder Charles Caudrelier. “A regata está começando”.

Só o Team Brunel não foi para a Round Britain. O comandante holandês Bouwe Bekking foi categórico: “Não vamos mostrar nosso jogo. Por isso ficamos treinando”.

Foto: Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio

    No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

    Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024

    Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    No NÁUTICA Talks, Paula Vianna mergulha nos desafios da fotografia subaquática

    Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024

    Série de NÁUTICA com família a bordo de barco centenário já tem data de estreia

    Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos