China lança seu primeiro navio porta-contêineres autônomo

Por: Redação -
11/05/2022

Autoridades chinesas estão relatando que colocaram o primeiro navio porta-contêiner elétrico autônomo do mundo em serviço comercial após um período de extensos testes. O navio, que foi desenvolvido através de uma ampla colaboração de instituições chinesas, é tido como um navio de demonstração que fornecerá aprendizado significativo para o desenvolvimento futuro da tecnologia.

O Zhi Fei (chinês para Sabedoria Voadora), iniciou sua primeira viagem regular em 22 de abril. A embarcação tem 384 pés de comprimento com uma boca de 57 pés e uma profundidade de aproximadamente 32 pés. A propulsão é feita por um sistema elétrico DC que promete uma velocidade máxima de aproximadamente 12 nós e uma velocidade operacional normal de 8 nós. O Zhi Fei foi construído pelo Estaleiro de Qingdao.

O projeto do navio foi construído pela Bestway em cooperação com o Shanghai Jiahao Ship Design Institute e a Dalian Maritime University. O contrato inicial de construção foi assinado no final de 2019 com obras iniciadas em maio de 2020. A embarcação foi lançada em abril de 2021 com os primeiros testes no mar em junho e os testes nos sistemas começaram em setembro passado. A avaliação técnica foi concluída em março de 2022, e o navio está agora operando entre o porto de Qingdao, na província de Shandong, e Dongjiakou, administrado pela Navigation Brilliance (BRINAV).

De acordo com os relatórios, o navio adota um sistema de propulsão elétrica de rotação completa baseado em tecnologia híbrida e integra baterias de grande capacidade e grupos geradores por meio de rede DC para obter otimização inteligente da eficiência energética. Os chineses estão dizendo que é a primeira vez que um sistema de energia DC foi combinado com operações inteligentes.

O porta-contêiner é capaz de operar em três modos diferentes, condução tripulada, condução remota e condução não tripulada. Os sistemas inteligentes fornecem planejamento de rotas independente, prevenção inteligente de colisões e operações de controle remoto. A embarcação emprega 5G, satélites e outros sistemas multi-rede.

As informações desenvolvidas a partir deste projeto e a operação do navio estão contribuindo para os esforços de construção de navios porta-contêineres autopropulsados semelhantes com capacidade maior de 500 a 800 TEU.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio

    No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

    Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024

    Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    No NÁUTICA Talks, Paula Vianna mergulha nos desafios da fotografia subaquática

    Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024