Esse catamarã pode navegar dia e noite sem uma gota de combustível, apesar de ser movido a motor

19/05/2020

Sem fazer barulho ou queimar uma gota de combustível, esse catamarã, movido a energia solar, é o protótipo da navegação do futuro. Suas baterias serão carregadas durante o dia, graças às células fotoelétricas colocadas sobre a sua capota (ocupando uma área de 58m²), de modo que a energia armazenada possa ser consumida também durante a noite. Com isso, o barco, de 40 pés, desenvolvido pela Azura Marine, de Singapura — poderá navegar eternamente, sem parar para abastecer. O objetivo? Navegar para sempre e revolucionar a navegação.

Não é a primeira vez que um estaleiro aposta no potencial da energia elétrica. No caso da Azura Marine, o pulo do gato está em converter a energia solar com maior eficiência. Lançado no início de maio, o Solar Eclipse faz parte de uma série de catamarãs, batizada Aquamina Yacht, destinada a navegar por muitas milhares de milhas náuticas sem depender de combustíveis fósseis. Um segundo modelo, de 45 pés, também está prestes a ir para água.

LEIA TAMBÉM
>> NÁUTICA Live #2: quais os impactos do COVID-19 no setor de marinas e iates clubes?>> Posso ou não navegar? Autoridades apontam soluções durante NÁUTICA Live
>> Azimut Yachts apresenta versão 2020/2021 de iate de 83 pés

De acordo com a Azura Marine, os dois motores elétricos de bordo precisam apenas de uma pequena troca de rolamento (cerca de US$ 5) após 20 mil horas. De resto, a engenharia não requer manutenção. “Nosso coração e alma estão na navegação puramente movida a energia solar”, disse Simon Turner, gerente de desenvolvimento de negócios do estaleiro, durante o lançamento do catamarã ecológico.

Azura Marine foi fundada em 2012 pelos arquitetos e engenheiros navais Julien Melot e Zhou Xueqian, com o objetivo exclusivo de desenvolver barcos não poluentes. Zhou é professor de hidrodinâmica na Universidade de Harbin, na China, e usou supercomputadores para testar e projetar os cascos do Aquamina 40 para máxima eficiência.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Conheça o La La Land, superiate com dois cinemas, duas adegas e duas piscinas

    Embarcação de 44 metros de comprimento atrai olhares por oferecer recursos que só costumam estar presentes em megaiates

    BR Marinas marca presença no Rio Boat Show e registra importância do salão náutico para o setor

    Administradora da Marina da Glória conta com oito marinas distribuídas pela orla do Rio de Janeiro

    Marinha envia ao Rio Grande do Sul maior navio de guerra da América Latina

    Embarcação transportará carregamento focado em auxiliar as vítimas das enchentes que devastaram o estado

    Com 9 motores no Rio Boat Show, Mercury vê o salão como oportunidade de "desmistificar o setor"

    Marca apresentou equipamentos que foram dos 50 aos 600 hp, além de três opções elétricas

    Condomínio de luxo na Bahia com marina própria foi atração do Kiaroa no Rio Boat Show 2024

    Localizado na belíssima Península de Maraú, o empreendimento atraiu interessados em morar e investir no local