Inspirado em um caranguejo, o catamarã-anfíbio Pagurus pode andar sobre as praias

Por: Redação -
09/03/2021

Da série coisas estranhas que navegam, esse catamarã — idealizado pelo estúdio de design de superiates Lazzarini Design para integrar uma série de sete barcos de inspiração natural —  é um anfíbio, de 25 metros (82 pés), com cascos de aço, movido a energia solar e foi inspirado nos caranguejos. Sim, nos prosaicos crustáceos de andar vagaroso.

Pagurus

Batizado de Pagurus — o nome, em latim, do caranguejo — o catamarã foi inicialmente projetado como um veículo militar. Tem hélices duplos e será equipado com dois motores diesel de 890 hp, com os quais deverá atingir 24 nós de máxima — velocidade admirável para barco inspirado em um crustáceo.

 

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

 

O Pagurus é alimentado tanto pela energia solar como pela própria água, além dos motores. Os cilindros de parafuso ficam ao longo da parte inferior dos cascos duplos de aço, que recarregam as baterias durante a navegação. Os painéis solares, no exterior, fornecem um modo de navegação totalmente elétrico com alcance de 6 a 7 horas, a uma velocidade de 5 nós. Quando na terra, é alimentado por dois motores a diesel.

Pagurus

O mais surpreendente é que, por meio de cilindros giratórios, o Pagurus se transforma  em um veículo anfíbio. Ao abaixá-los em 60 cm, o calado aumenta e possibilita a movimentação do catamarã em terrenos de areia ou lama.

Leia também

» Tradicional estaleiro turco apresenta o projeto de seu mais novo iate de 121 pés

» Estaleiro italiano lança projeto de iate que resgata o estilo dos anos 1960

» Estúdio Italiano cria barco com casco inovador em prol da acessibilidade

Pagurus

Semelhante às patas de um caranguejo posicionadas de lado, os cascos laterais subdividem-se em espaços residenciais, conectados um ao outro por meio pelo uma ponte convés superior. Na configuração padrão, são três três camarotes, uma cozinha e um pequeno banheiro, com pernoite para oito passageiros e quatro tripulantes.

PagurusPagurus

Ficou interessado? A versão anfíbia, com aço reforçado, custará cerca de € 24 milhões, com entrega em dois anos. Confira outros detalhes no vídeo abaixo.

 

 

Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2023

    Com público de 33 mil pessoas e mais de 200 barcos vendidos, evento foi descrito como um dos mais espetaculares salões náuticos do Brasil

    NÁUTICA Talks: Walter Garcia conta como a vela o aproximou da proteção da Amazônia

    Empresário no segmento náutico e jornalista por formação, Walter levará experiência de quase 30 anos ao Rio Boat Show 2024

    Jets, quadriciclos e UTVs serão apresentados pela Quadricenter no Rio Boat Show 2024

    Mais de 10 produtos serão expostos no estande da marca de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Marinha do Brasil leva simulador de navegação interativo ao Rio Boat Show 2024

    Além de experimentar a sensação de comandar um barco, visitantes do evento náutico poderão entender a fundo o papel da instituição nacional e receber dicas de segurança

    BR Marinas apresenta serviço de hospedagem de barcos no Rio Boat Show 2024

    Administradora da Marina da Glória, palco de mais uma edição do charmoso evento náutico, terá estande no Espaço dos Desejos