Casal veleja pelo mundo limpando os oceanos

0
436

Cumprindo uma missão ecológica, o casal Nicholas e Catherine Hodgson há três anos percorre os oceanos a bordo do Lady Roslyn, catamarã a vela de 50 pés, recolhendo garrafas e sacos plásticos, caixas de isopor um sem número de tralhas que encontram pelo caminho. Naturais da Cidade do Cabo, na África do Sul, eles cruzaram o Atlântico rumo a Europa.

Ao ancorar na ilha de Poros, na Grécia, ficaram estarrecidos com a quantidade de lixo as seu redor e com os estragos que o plástico causa no mar. Foi quando decidiram iniciar a cruzada antipoluição oceânica. Desde então, já navegaram por todo o Mar Adriático e chegaram até a Turquia. Atualmente, está de volta ao Mar Mediterrâneo. Por onde, passam, a triste constatação.

“Infelizmente, quando pulo naquele lindo oceano azul, minha mão fica presa em um saco plástico. As praias são frequentemente cheias de restos de caixas de isopor, redes de pesca e garrafas pet. Sem contar que águas cristalinas ficam marrons com o efluente dos tanques despejados por outros barcos”, lamenta Nicholas, que para recolher o lixo usa até uma prancha se stand-up paddle.

Uma das iniciativas do casal foi a criação do Trash Tuesday, em que pedem apoio de marinheiros de outros barcos para recolher o lixo espalhado pelo Mediterrâneo, evitando a eclosão de uma grande tragédia ecológica. Os marinheiros são incentivados a pegar o lixo plástico em qualquer dia da semana nas praias e enseadas que visitam, fotografar a porcariada recolhida, indicando a localização exata, e depois postar na página do grupo no Facebook. Fica o convite. O mar é grande, mas, ao mesmo tempo, frágil.

Schaefer770