Capitania dos Portos de Laguna, em Santa Catarina, tem novo delegado

0
268
Foto: Elvis Palma

Desde quinta-feira, 23, a Capitania dos Portos em Laguna, Santa Catarina, tem novo delegado. O capitão-de-corveta James Batista assumiu o cargo no lugar do também capitão-de-corveta Aldo Carvalho da Rocha, que estava na função desde 2018.

A cerimônia de troca de delegados foi realizada na sede da capitania, às margens da lagoa Santo Antônio, e foi acompanhada pelo capitão de mar e guerra Alexandre Lopes Vianna de Souza, delegado-geral dos Portos em Santa Catarina. Apesar do clima chuvoso, a solenidade aconteceu normalmente e foi muito concorrida.

Para o novo delegado, que vem da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, a missão é manter a linha operacional que o ex-comandante vinha desenvolvendo na unidade de Laguna. “Vou manter o trabalho que o comandante Aldo vinha realizando, que foi de suma importância, e vamos trabalhar em conjunto com as demais entidades locais para manter a segurança em alto mar e combate a poluição do meio hídrico”, afirma Batista, após o fim da cerimônia.

LEIA TAMBÉM

A passagem de comando representou a conclusão de um ciclo de dois anos de Aldo Carvalho à frente da capitania em Laguna. “Foi período de muito trabalho, empenho e dedicação. Tenho certeza que deixo um legado de continuidade do meu trabalho para o novo delegado”, avalia Carvalho. O ex-delegado irá seguir para a Escola de Aprendizes da Marinha, localizada em Florianópolis. “Aqui fui muito bem recebido. É uma cidade turística, mas sobretudo acolhedora. Aprendi a amar Laguna e seus cidadãos e levarei essa lembrança comigo”, completa.

A Capitania dos Portos em Laguna tem como objetivo contribuir para o cumprimento das tarefas de responsabilidade da Marinha, na sua área de jurisdição, como orientar, coordenar e controlar as atividades relativas à marinha mercante e organizações relacionadas, em sua área de atuação.

A unidade da cidade juliana surgiu em 1920 como Capatazia de Laguna e foi elevada à categoria de agência em 14 de setembro de 1923, data em que lembra como aniversário de criação. Nessa condição inaugurou em 1940 sua atual sede e mais recentemente em 1993 foi classificada para se tornar uma delegacia dos portos.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização (redacao@nautica.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.