Cananéia reúne canais, ilhas de natureza quase intocada e golfinhos nos quais quase se pode tocar

0
507
Foto: Matheus Fugazza

Fundada pelos portugueses em 1502, Cananeia, no extremo Sul do litoral de São Paulo, é referência em turismo náutico, pela variedade de roteiros, lindas paisagens e atividades inusitadas. São tantos canais, ilhas, praias belas, enseadas lindas e “paraísos” náuticos que fica até difícil escolher um lugar para jogar âncora, num trecho de cerca de 110 quilômetros que se estende de Cananéia à paranaense Pontal do Sul. Sem contar que se trata da maior extensão de águas abrigadas do mundo e uma das três Reservas da Biosfera mais importantes do planeta, conforme elegeu a Unesco. A região é considerada um dos últimos trechos remanescentes de Mata Atlântica intocada na costa brasileira e um dos maiores berçários de vida marinha do planeta. Tudo isso é um convite para o turismo náutico. Uma boa pedida ir de Cananéia até a barra do Ararapira, percorrendo canais que driblam o mar entre São Paulo e Paraná, um roteiro de 30 milhas.

Essa barra abriga um lugar maravilhoso: um banco de areia conhecido como “Ilha Fantasma”. Na parte interna desse banco de areia forma-se um remanso com dois metros de profundidade, um ótimo lugar para se ancorar. A praia, linda e deserta, fica voltada para o mar. Como se isso não bastasse, quando em maré baixa, formam-se piscinas naturais e uma longa faixa de areia até a arrebentação, como nos mais belos cartões-postais. No trajeto até lá, o navegante vai cruzando por lugares que parecem ter sido congelados no tempo, como a vela de pescadores Marujá, onde se encontram bons lugares para comer e uma linda praia deserta. Outra atração é São José do Ararapira, vilarejo fundado em 1776 que se transformou em uma cidade fantasma após a abertura do Canal do Varadouro, em 1952. À margem do canal, em frente à ilha do Cardoso, vale conhecer também um dos sítios arqueológicos chamados Sambaqui, lugares sagrados para os índios que habitaram a região ao longo de várias gerações.

Outra faceta do turismo náutico de Cananeia é o avistamento de golfinhos. A região é um berçário para a vida marinha. Essa riqueza está principalmente nos manguezais, que se formam com a união das águas dos rios com a do mar, gerando uma quantidade enorme de material orgânico. Essa alimentação atrai vários peixes, fazem do local um ponto de desova. Essa cadeia atrai peixes maiores, que por sua vez atraem os botos-cinza, que dão um verdadeiro espetáculo nas imediações da praia do Itacuruçá, na Ilha do Cardoso. Um motivo a mais para o São Paulo Boat Show ter incluído Cananéia no espaço Destinos Náuticos.

Para ajudar os visitantes do São Paulo Boat Show 2019 a conhecer alguns dos melhores lugares do Brasil para navegar, o salão náutico paulista apresentou a segunda edição da exposição Destinos Náuticos, um espaço exclusivamente criado para promover localidades com vocação náutica. São lugares com atrativos para todos os gostos.

O maior salão náutico indoor da América Latina chegou em sua 22ª edição em 2019, reunindo os principais lançamentos e destaques do setor em um só lugar. Iates, lanchas, veleiros, jets, motores, equipamentos, acessórios e muito mais que o público pôde acompanhar até a última terça-feira, no São Paulo Expo.

Como já é tradição, o Espaço dos Desejos trouxe os lançamentos dos produtos mais cobiçados do mercado de luxo, de relógio a helicóptero. No pavilhão Destinos Náuticos, os visitantes puderam conhecer lugares paradisíacos e participar de um bate papo com velejadores sobre suas viagens incríveis. Por mais um ano, o PADI Dive Festival aconteceu simultaneamente ao São Paulo Boat Show, apresentando produtos, serviços, palestras e atrações voltadas para o mergulho. O São Paulo Boat Show trouxe, ainda, a mostra Tesouros Náuticos, com cerca de 20 barcos clássicos, entre lanchas e veleiros, para o público conhecer e se encantar. O São Paulo Boat Show 2019 teve organização Boat Show Eventos, patrocínio Bradesco Private Bank, co patrocínio Metalu Brasil, e com apoio da Revista Náutica e da Acobar.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização (redacao@nautica.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.