Campeonato Mundial de 6M reuniu 45 veleiros de 11 países no Canadá

Por: Redação -
11/10/2017

O Campeonato Mundial de 6M aconteceu em Vancouver, no Canadá, de 17 a 21 de setembro, reunindo 45 veleiros de 11 países. O Brasil se fez representar pela primeira vez com a tripulação do Rio Yacht Club (Sailing) formada por: Lars Grael (timoneiro); Torben Grael (tático); Renata Pellicano Grael; Marcus Temke e, ainda, Colin Gomm.

A tripulação brasileira competiu na categoria clássicos (21 barcos) no veleiro emprestado construído na Escócia em 1934 e projetado pelo lendário Sir Wiliam Fife, “Saskia II”. Obtiveram a 3ª colocação na Westerleigh Cup e na sequência o Bronze no Campeonato Mundial.

A competição foi vencida pelo veleiro “Bribón Gallant” comandado pelo Rei Juan Carlos de Borbón da Espanha. Na tripulação, os experientes Pedro Campos e o tático Ross MacDonald (genro do associado Roberto Pellicano). A prata ficou com o 6 Metros local “Goose” do medalhista olímpico Erik Jespersen.

Na categoria modernos (24 barcos), a vitória ficou com o “Júnior” de Phillippe Durr da Suiça. Prata com o moderníssimo “New Sweden” do Royal Vancouver Yacht Club e a Bronze com o “St. Francis IX” do velejador olímpico britânico Andy Beadsworth, representando o Royal Thames YC.

Na raia, grandes nomes da Vela Mundial como: Dennis Conner; Ron Holland; Chris Dickson; Eric Doyle, dentre outros.

A classe 6 Metros, assim como as demais regras “métricas” (8M, 10M e 12M) é a mais antiga (1907) das classes existentes no mundo da Vela. Fez parte da programação olímpica desde os Jogos Olímpicos de 1912 (Estocolmo), até os Jogos de Roma (1960). A classe viveu um período de certo declínio, até voltar a moda nos últimos anos.

O Brasil chegou a ter seis veleiros desta classe, mas apenas 2 existem atualmente: “Aileen” (Prata nos Jogos Olímpicos de 1912) de Torben Grael, e, “Marga” (construído em 1933) de Lars Grael.

O próximo mundial será realizado em 2019 em Hanko na Finlândia.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    BR Marinas apresenta serviço de hospedagem de barcos no Rio Boat Show 2024

    Administradora da Marina da Glória, palco de mais uma edição do charmoso evento náutico, terá estande no Espaço dos Desejos

    Pisos personalizáveis e tapete flutuante da Growdeck estarão no Rio Boat Show 2024

    Defensas e porta-celular também fazem parte da lista de dez produtos exibidos pela marca durante o evento náutico

    CL Barcos levará veleiro da francesa Dufour ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 41 pés representa a primeira do tipo no Brasil e poderá ser vista de perto de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Mergulho Day: confira palestrantes que abordarão o tema durante o NÁUTICA Talks

    Com 5 palestras, o dia 3 de maio terá nomes de peso falando sobre a prática ao público do Rio Boat Show 2024

    NÁUTICA Talks: Tatiana Ribeiro palestra sobre biodiversidade desconhecida das Ilhas Cagarras

    Bióloga e mestre em ecologia está confirmada em bate-papo dentro do Rio Boat Show 2024