Pentacampeão mundial e velejador olímpico confirmam presença no Campeonato Brasileiro de Vela de Oceano

Por: Redação -
13/11/2020

Receba as notícias de NÁUTICA direto no seu celular clicando aqui.

Dois grandes nomes da vela brasileira confirmaram participação no Campeonato Brasileiro de Vela de Oceano nas classes IRC e BRA-RGS, que será disputado no Yacht Club de Ilhabela (SP), entre os dias 20 e 22 de novembro. Pentacampeão Mundial nas classes Snipe e J24, Maurício Santa Cruz estará no barco carioca na classe IRC, atual campeão Brasileiro em Búzios (RJ) no ano passado. Santinha, como é apelidado, tem ainda dois Ouros em Jogos Pan-Americanos em 2007 no Rio de Janeiro e 2011 em Guadalajara, no México, e duas participações Olímpicas em Sydney 2000 e Atenas 2004.

Ele destaca as possibilidades do barco na busca pelo bicampeonato: “Vamos defender nosso título. A equipe está entusiasmada para o evento depois de uma grande vitória na classe IRC no 51º Circuito Rio. Esse evento promete pois teremos outros barcos competitivos que nunca competiram conosco. Já velejamos com o Danadão em Ilhabela (SP) e tem certos ventos que não ajudam o rating do barco e outros que ajudam bastante. Então será uma semana que dependerá da previsão, do nosso trabalho como equipe e uma boa tática. Esses três fatores vão determinar uma boa classificação”, disse Santa Cruz que irá como timoneiro e tático do barco comandado por Guilherme .

Outro grande nome confirmado vem do barco gaúcho Crioula 29, com títulos em regatas tradicionais como a Punta del Este – Buenos Aires. O gaúcho Samuel Albrecht é atual medalhista de Bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima, na classe Nacra 17 e vai disputar sua terceira Olimpíada, em Tóquio, em 2021.

Leia também

» Exclusivo: brasileiro Manoel Chaves, da MCP Yachts, irá à Justiça por direitos sobre hidrofólios dos veleiros da America’s Cup 2021

» 70ª Regata Santos-Rio tem recorde de barcos e grandes nomes da vela

» Equipe feminina quebra recorde em tradicional regata offshore na Irlanda. Confira

“Expectativa é boa, nos divertimos muito quando nos reunimos e passamos dias juntos como equipe. Ilhabela é um lugar especial, muito acolhedor onde teremos ótimas lembranças e experiências. Portanto pensamos que teremos ótimas velejadas e o resultado será o reflexo se velejarmos bem ou não. Costumamos velejar bem lá”, disse Albrecht. “Nossa estreia em Ilhabela foi em 2011 na Mitsubishi Cup, evento que contou com uma flotilha sul-americana de altíssimo nível. Fomos vice-campeões e esse evento marcou muito nossa trajetória, mostrou que éramos uma equipe forte e competitiva”, seguiu o velejador que já participou de 22 edições da Semana de Vela de Ilhabela.

A expectativa do Brasileiro IRC e RGS e 3ª etapa dos 20 anos da Copa Suzuki é de cerca de 40 barcos e cerca de 400 velejadores de todo o Brasil. Já são barcos confirmados de todo o estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Santa Catarina.

As inscrições seguem abertas pelo site. Além do Brasileiro IRC e BRA-RGS serão disputadas também as classes C-30, HPE25 e Bico de Proa.

Programação do evento:

19/11 – Chegada dos barcos e preparação dos mesmos

20/11 – 12h – Primeira regata nas classes IRC e BRA-RGS

21/11 e 22/11 – 12h – Regatas do dia classes IRC e BRA-RGS

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    No NÁUTICA Talks, Pedro Rodrigues dá dicas de elétrica para barcos

    Velejador e eletricista náutico compartilhará conhecimentos valiosos no bate-papo realizado dentro do Rio Boat Show 2024

    Ursos-negros são flagrados passeando em pedalinho com formato de cisne; assista

    Momento curioso foi registrado em parque safari do Reino Unido, e atraiu milhões de visualizações nas redes sociais

    No NÁUTICA Talks, ex-piloto de avião Renato Oliveira vai contar como foi dar volta ao mundo em veleiro

    Renato levará experiência que levou 3 anos à série de palestras que acontecem durante o Rio Boat Show 2024

    FS Yachts lança nova lancha FS 355, com duas opções de motorização

    Lançamento do estaleiro catarinense vai ganhar as águas já na primeira semana de abril

    Entenda por que a duna de Jericoacoara está prestes a ser engolida pelo mar

    Cartão-postal do Ceará pode estar com os dias contados devido à interferência humana no processo de formação da duna