Pentacampeão mundial e velejador olímpico confirmam presença no Campeonato Brasileiro de Vela de Oceano

0
553

Receba as notícias de NÁUTICA direto no seu celular clicando aqui.

Dois grandes nomes da vela brasileira confirmaram participação no Campeonato Brasileiro de Vela de Oceano nas classes IRC e BRA-RGS, que será disputado no Yacht Club de Ilhabela (SP), entre os dias 20 e 22 de novembro. Pentacampeão Mundial nas classes Snipe e J24, Maurício Santa Cruz estará no barco carioca na classe IRC, atual campeão Brasileiro em Búzios (RJ) no ano passado. Santinha, como é apelidado, tem ainda dois Ouros em Jogos Pan-Americanos em 2007 no Rio de Janeiro e 2011 em Guadalajara, no México, e duas participações Olímpicas em Sydney 2000 e Atenas 2004.

Ele destaca as possibilidades do barco na busca pelo bicampeonato: “Vamos defender nosso título. A equipe está entusiasmada para o evento depois de uma grande vitória na classe IRC no 51º Circuito Rio. Esse evento promete pois teremos outros barcos competitivos que nunca competiram conosco. Já velejamos com o Danadão em Ilhabela (SP) e tem certos ventos que não ajudam o rating do barco e outros que ajudam bastante. Então será uma semana que dependerá da previsão, do nosso trabalho como equipe e uma boa tática. Esses três fatores vão determinar uma boa classificação”, disse Santa Cruz que irá como timoneiro e tático do barco comandado por Guilherme .

Outro grande nome confirmado vem do barco gaúcho Crioula 29, com títulos em regatas tradicionais como a Punta del Este – Buenos Aires. O gaúcho Samuel Albrecht é atual medalhista de Bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima, na classe Nacra 17 e vai disputar sua terceira Olimpíada, em Tóquio, em 2021.

Leia também

» Exclusivo: brasileiro Manoel Chaves, da MCP Yachts, irá à Justiça por direitos sobre hidrofólios dos veleiros da America’s Cup 2021

» 70ª Regata Santos-Rio tem recorde de barcos e grandes nomes da vela

» Equipe feminina quebra recorde em tradicional regata offshore na Irlanda. Confira

“Expectativa é boa, nos divertimos muito quando nos reunimos e passamos dias juntos como equipe. Ilhabela é um lugar especial, muito acolhedor onde teremos ótimas lembranças e experiências. Portanto pensamos que teremos ótimas velejadas e o resultado será o reflexo se velejarmos bem ou não. Costumamos velejar bem lá”, disse Albrecht. “Nossa estreia em Ilhabela foi em 2011 na Mitsubishi Cup, evento que contou com uma flotilha sul-americana de altíssimo nível. Fomos vice-campeões e esse evento marcou muito nossa trajetória, mostrou que éramos uma equipe forte e competitiva”, seguiu o velejador que já participou de 22 edições da Semana de Vela de Ilhabela.

A expectativa do Brasileiro IRC e RGS e 3ª etapa dos 20 anos da Copa Suzuki é de cerca de 40 barcos e cerca de 400 velejadores de todo o Brasil. Já são barcos confirmados de todo o estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Santa Catarina.

As inscrições seguem abertas pelo site. Além do Brasileiro IRC e BRA-RGS serão disputadas também as classes C-30, HPE25 e Bico de Proa.

Programação do evento:

19/11 – Chegada dos barcos e preparação dos mesmos

20/11 – 12h – Primeira regata nas classes IRC e BRA-RGS

21/11 e 22/11 – 12h – Regatas do dia classes IRC e BRA-RGS

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Teste Azimut 62