Cachoeiras de Paraty

0
6477

Quem conhece bem a histórica Paraty, no litoral sul do Rio, sabe que a cidade das casas coloniais e ruas de pedra tem no mar a sua melhor parte. São ilhas, praias e as reentrâncias que os caiçaras chamam de “saco”, que ali existem em abundância. O que poucos sabem é que, apesar da localização à beira-mar, a cidade também é uma delícia para quem gosta de montanha, especialmente porque dentro da mata que acompanha o seu litoral escon­dem-se nada menos que 79 cachoeiras. São quedas d’água de altura, tamanho e formatos variados, perfeitas para um energizante banho de água doce durante o passeio de barco, ou simplesmente para refrescar e tirar o sal do corpo.

Para mostrar esse lado, digamos, selvagemente encanta­dor de Paraty, convidamos um especialista em navegação — Hélio Magalhães, que há 10 anos se dedica a operações de aluguel de barcos em Angra e Paraty, à frente da Latitude Charter — para selecionar as principais cascatas. São quedas d’água inspiradoras, relaxantes, ótimas para acabar com o es­tresse e tornar o passeio de barco ainda mais especial. Algu­mas delas ficam bem próximas do centro da cidade. Outras são de difícil acesso, mas a beleza que se encontra ao chegar vale o esforço da caminhada. Para chegar em algumas é pre­ciso estar embarcado. Em outras, é preciso seguir por terra, por trilhas ecológicas, explorando um cenário igualmente deslumbrante. E, embora possam ser parecidas à primeira vista, nenhuma é igual à outra, o que torna a visita a cada uma delas um programa ainda mais imperdível e obrigatório.

O roteiro com as mais belas cachoeiras de Paraty está na edição de outubro de NÁUTICA, que está nas bancas de todo o Brasil.

Foto: Shutterstock / Texto: Hélio Magalhães

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

 

 

Kapazi