Bruno Lobo e José Augusto vencem o Brasileiro de Fórmula Kite

Por: Redação -
30/10/2018
Campeões da categoria Foil (Fotos: Fred Hoffmann)

A Etapa Final do Rio de Janeiro definiu no domingo, dia 28, os campeões do Brasileiro de Fórmula Kite, na Praia do Pepê, na Barra da Tijuca. Os velejadores do Maranhão ficaram no topo do pódio, com Bruno Lobo como vencedor da categoria Foil; e José Augusto como primeiro colocado da Tubular. A competição teve organização da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), em parceria com a Associação Brasileira de Kitesurf (ABK) e a Lima Experience.

No embalo da vitória na etapa de São Luís, em setembro, Bruno Lobo manteve seu domínio na categoria Foil e venceu cinco das seis regatas disputadas no Rio.

“Sabia que não seria fácil, tem muitos atletas surgindo. E o vento aqui do Rio oscila mais. Até tive um imprevisto em uma regata, em que meu kite enroscou. Mas no geral consegui andar bem e estou muito feliz com essa conquista”, afirmou Bruno Lobo, tricampeão brasileiro de Foil, que em novembro disputa o Campeonato Norte-Americano, em San Diego (EUA), em busca da classificação do Brasil para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.

Na Tubular, o também maranhense Rogério Luna foi o vencedor da etapa carioca. Porém, na soma das duas etapas, José Augusto levou o título do Brasileiro. Os dois velejadores destacaram a importância da aproximação com a CBVela para a evolução da modalidade.

“A união da ABK com a CBVela fortalece muito nossa classe. A gente pega a expertise da Confederação, que tem histórico olímpico, para profissionalizar os eventos e o calendário. Assim, o kitesurfe vai se desenvolver”, disse Rogério Luna, vencedor da etapa do Rio.

“Nas duas etapas, no Rio e em São Luís, foi tudo certo. A equipe de regata, a organização. Para a gente é uma experiência bem legal”, afirmou José Augusto.

O Campeonato Brasileiro da classe RS:X (windsurfe) também foi disputado na Barra da Tijuca, na Lagoa de Marapendi, durante o fim de semana. Representante do Brasil nas últimas três edições dos Jogos Olímpicos, Patrícia Freitas foi a vencedora na categoria feminina. No masculino, Brenno Francioli ficou no topo do pódio. A competição foi organizada pela CBVela, em conjunto com a Associação Brasileira de Windsurf (ABWS) e a Associação Carioca de Windsurf (ACW).

LEIA TAMBÉM

>>Primeira cabinada com teto solar elétrico da NX Boats estará em São Sebastião
>>Phantom 303 será destaque da Schaefer no São Sebastião Boat Show 2018
>>Nova Coral 27 cabinada será uma das atrações do São Sebastião Boat Show

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks recebe Álvaro de Marichalar em papo sobre volta ao mundo de jet

    Detentor de vários recordes no mar, explorador estará presente na série de palestras que acontece durante o Rio Boat Show 2024

    Nova V550 e jet elétrico serão destaques da Ventura no Rio Boat Show 2024

    Maior lancha da marca e primeiro jet elétrico do Brasil estarão ao lado de outros 11 produtos da marca no salão, de 28 de abril a 5 de maio

    Casal transforma container de navio em casa aconchegante e sustentável

    Paul e Cathy utilizaram materiais reciclados para construir os ambientes e criaram sistemas ecológicos para manter uma vida minimalista

    Tonelero: submarino brasileiro é lançado em evento no Rio de Janeiro

    Embarcação é fruto de um acordo selado entre Brasil e França e foi batizada em evento com autoridades nesta quarta-feira (27)

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2010

    Já em sua 13ª edição, o salão náutico do Rio a cada ano ficava "maior, mais forte e mais cobiçado pelas marcas estrangeiras"