Brasileiros da Classe Optimist estão na Europa em busca de medalhas

Por: Redação -
14/06/2021

O Brasil chega com chances de medalhas aos dois principais torneios internacionais de vela nas próximas semanas. A equipe nacional, formada por atletas de 12 a 15 anos de idade, disputará os campeonatos Europeu e Mundial da Classe Optimist – a porta de entrada da vela, onde campeões olímpicos como Robert Scheidt, Martine Grael e Kahena Kunze iniciaram suas carreiras.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

O Campeonato Europeu acontece de 20 a 27 de junho, em Cadiz, na Espanha. É o segundo evento mais importante da classe Optimist. Em 2019, o Brasil foi vice-campeão com Fernando Menezes. Em 2021, terá um time promissor, formado por quatro velejadores. As maiores chances estão com Arthur Back do Rio de Janeiro, de 12 anos, campeão brasileiro infantil de 2021.

Já o Campeonato Mundial, será realizado de 30 de junho a 10 de julho em Garda, Itália, local onde hoje mora o brasileiro Robert Scheidt, ganhador de 5 medalhas olímpicas. É o torneio mais importante da vela sub-16. O Brasil venceu a competição por equipes na última edição e busca o bicampeonato. Os destaques são Lucas Freitas (atual campeão brasileiro), Alex Kuhl, Eduardo Zeitone e Luiz Felipe Giagio – esses dois últimos campeões brasileiros por equipe.

Leia também

» Semana Internacional de Vela de Ilhabela está confirmada para 2021

» Dupla de velejadores brasileiros chega à última etapa de treinos para as Olimpíadas em Tóquio

» Lanchas elétricas terão campeonato mundial em 2023

Além deles, o time tem Douglas Said, de 14 anos, garoto de origem humilde que teve sua vida transformada pelo esporte. Vindo de uma comunidade carente de Ilhabela, começou a velejar em um projeto social e hoje está na equipe principal do Brasil.

A tradição brasileira na vela já revela sinais de continuidade com atletas como a carioca Gabriela Berlinsky, de 14 anos, 3ª colocada (feminino) no Campeonato Norte-Americano, realizado semana retrasada, com dezenas de representantes de EUA, Canadá, México e outros países.

Além de Gabriela, o fluminense Lucas Freitas, de 13 anos, se destacou semana passada ao levar a medalha de ouro no Torneio de Vilamoura, em Portugal, evento preparatório para os países que participarão do Mundial, mês que vem.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

 

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Poluição sonora no mar pode ser catastrófica para as baleias

    Barulhos provenientes da navegação de barcos, extração de recursos e outras atividades marítimas afetam a circulação dos animais que se comunicação pelo som

    Confira a melhor forma de chegar ao Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transfer todos os dias e estacionamento 24h; saiba mais

    NÁUTICA Talks: Izabel Pimentel e Marcelo Osanai contam acontecimentos inesperados na navegação

    Dois navegadores que já passaram por apuros em alto-mar relatam suas incríveis histórias no Rio Boat Show 2024

    Yamaha vai ao Rio Boat Show 2024 com cinco motores e dois jets

    Entre os equipamentos, estão cinco modelos de popa; evento acontece de 28 de abril a 5 de maio

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina