Brasileiro de Snipe

0
2644

Terminado no último domingo (1º de fevereiro), após uma semana de competição e nove provas realizadas, o favoritismo da dupla Alexandre “Xandi” Paradeda / Lucas Aydos, do Clube dos Jangadeiros, prevaleceu no Campeonato Brasileiro de Snipe. Este foi o décimo título nacional da classe conquistado por “Xandi”, o maior detentor de títulos brasileiros da classe.

Na primeira prova do dia, com largada pouco antes das 11h, os então líderes da classificação geral Alexandre Paradeda / Lucas Aydos e Alexandre “Amiguinho” Tinoco / Alex Sandro, do Clube de Regatas Guanabara e Iate Clube de Icaraí, travaram um belo duelo até a linha de chegada. Nos últimos metros, Amiguinho em desvantagem optou por velejar mais folgado para se desvencilhar da marcação de Xandi. Mas a tática não surtiu efeito e ainda lhe custou uma posição. Resultado: Xandi foi segundo e Amiguinho quarto. Melhor para a dupla brasiliense Felipe Rondina / Luis Meireles, representante do Iate Clube de Brasília, que velejou livre para conquistar a primeira vitória no evento.

A atenção e tensão mútua se seguiu na prova seguinte. Ao ponto de as duas duplas, encabeçadas por dois dos melhores do mundo na classe, não passarem das discretas 39ª e 48ª colocações ao final do percurso barla-sota com cinco pernas. Pior para Amiguinho, que mesmo com a entrada do descarte do segundo pior resultado na série, viu suas chances de título e vaga para os Jogos Pan-Americanos se distanciarem e, ao mesmo tempo, via a perigosa aproximação da dupla Roberto Paradeda / Lucas Mazim, terceira colocada no geral após uma segunda colocação na prova. A vitória foi conquistada pela dupla caiçara José Monteiro / Anderson Brandão, do Grêmio de Vela de Ilhabela.

A programação ainda previa a realização de mais duas provas. Mas a Comissão de Regatas, comandada por Carlos Eduardo Sodré, só teve oportunidade de realizar mais uma regata diante do limite de horário de largada ser as 17h30. Com isso, antes mesmo da largada, Xandi e Lucas poderiam ter comemorado a conquista do título. No entanto os gaúchos mantiveram a concentração para a nona e última regata do campeonato. Ao cruzarem em segundo, eles puderam assistir de perto a vitória da dupla companheira de clube Roberto Paradeda / Lucas Mazim. Este resultado somado à 12ª colocação de Tinoco e Sandro na alçou Beto e Lucas ao vice-campeonato.

Dessa forma o 66º Campeonato Brasileiro da Classe Snipe, realizado pelo Iate Clube de Brasília e apoiado pela North Sails e Ocean Blue, chegou ao final da forma que começou, com a dupla Alexandre Paradeda / Lucas Aydos em primeiro, com 17 pontos perdidos, e Roberto Paradeda / Lucas Mazim em segundo, com 33 pontos perdidos. Curiosamente o mesmo resultado da prova que abriu a série. A terceira colocação na classificação geral, com 35 pontos perdidos, terminou com Alexandre Tinoco e Alex Sandro de Carvalho.

No próximo ano será a vez do Yacht Clube da Bahia sediar a competição.

Confira os campeões por categoria:

Geral – Alexandre Paradeda / Lucas Huyer Aydos

Feminina – Raquel Aimone / Mariana Peccicacco

Júnior – Felipe Rondina / Luis Meireles

Master – Ivan Pimentel / Filipe Novello

Sênior – Alexandre Paradeda / Lucas Huyer Aydos

Mista – Manu Hens / Maj Borgen

Foto e informações: Boia 1

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Evino