Brasileiro de Hobie Cat

Por: Redação -
03/11/2014

Começou hoje (3) o Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 16 e 14 (Brascat). A competição, que promete reunir diversos talentos da vela brasileira, acontece até o dia 5, no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, na sub-sede em Maria Farinha. Ao todo, até nove regatas serão realizadas, sendo até três por dia.

Vale lembrar que os resultados das regatas contam pontos no ranking classificatório para o Sul-Americano da classe, que será disputado após o Brascat (de 6 a 9 de novembro), novamente em Maria Farinha.

A expectativa da organização é que 35 barcos disputem o Brasileiro de Hobie Cat 16. Atual campeão, José Roberto de Jesus, que no Brascat de HC 16 de 2013, em Ilha Bela/SP, conquistou o título nacional com o proeiro Anderson Brandão, também de Ilha Bela, tentará o bicampeonato com outro proeiro – Otávio Peixinho (SP). O destaque regional fica com a dupla cearense Daniel Nottinghan e Mequitas Queiroz, que em julho deste ano conquistou o título do Campeonato Nordeste da Classe HC 16, realizado na praia de Maria Farinha.

Pernambuco tem um bom histórico no cenário nacional de Hobie Cat. No ano passado, por exemplo, o pernambucano Claudio Cardoso, que formou dupla com seu sobrinho Rafael Monteiro, ficou em quinto lugar no ranking geral. Este ano, porém, a dupla não disputará o torneio. O único representante de Pernambuco será Guilherme Araújo, que formará dupla com Karoline Bauermann, do Rio Grande do Sul.

A previsão da organização é que 15 velejadores disputem o Brascat de HC 14. Nesta classe, o domínio é quase que total dos atletas do Iate Clube da Paraíba (ICPB). No Norcat de HC 14, os três primeiros colocados pertenciam ao ICPB – Fábio Espinar (campeão), João Octávio Costa (vice) e Diego de O Monteiro (terceiro lugar).

A maior expectativa é para a classe HC 16, isso porque os 20 melhores no Ranking nacional estarão classificados para o torneio continental, que acontecerá entre os dias 6 e 9 de novembro, em Maria Farinha.

A organização espera que as regatas tenham 30 barcos – os 20 melhores do Brasil e o restante duplas estrangeiras, femininas e de jovens. A competição será de extrema importância para a flotilha de HC 16 do Brasil, já que o Sulcat classificará os últimos três países para os Jogos Pan-Americanos, que em 2015 será realizado na cidade de Toronto, no Canadá. Até o momento estão garantidos nos Jogos o Canadá, Estados Unidos, Guatemala e Porto Rico.

Foto: Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio

    No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

    Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024

    Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    No NÁUTICA Talks, Paula Vianna mergulha nos desafios da fotografia subaquática

    Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024