Brasil no Recorde

0
2061

Acontece neste domingo a regata mundial que promete entrar para o livro de recordes como a maior do mundo e o Circuito Ilhabela de Vela—Copa Suzuki Jimny que acontece neste fim de semana em Ilhabela, irá integrar o grupo de 740 clubes que participam do evento. Ao todo serão 65 países e o que deve contabilizar cerca de 12.000 participantes.

Batizada de Bart’s Bash Regatta, o evento tem ainda um objetivo mais nobre, arrecadar fundos para Fundação Andrew Simpson Sailing, que auxilia no desenvolvimento de crianças para o meio náutico. Andrew, que dá nome à Fundação, faleceu no ano passado durante um treino para o América’s Cup. Por causa dos fortes ventos, o barco em que ele treinava virou e ele ficou preso por cerca de 10 minutos embaixo do catamarã de quase 22 metros. “É uma causa nobre, um motivo ímpar e como amantes desse esporte temos que apoiar”, diz o diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela, Carlos Eduardo Souza e Silva.

Cada clube ao redor do mundo irá executar sua própria regata de acordo com o regulamento do evento. Para fazer parte, o Yacht Club de Ilhabela solicitou a inscrição à Fundação e deverá seguir regras como ter no mínimo 15 minutos de velejada e mais de um quilômetro de extensão. No caso de Ilhabela, o evento fará parte do Circuito Ilhabela de Vela, porém, a inscrição não é automática, é necessário entrar no site, preencher o formulário de participação e se quiser ajudar a Fundação terá que fazer a doação de 5 euros. O site é www.bartsbash.co.uk e não é obrigatório doar para efetivar a inscrição. “Seria interessante que todos os participantes doassem, mas deixamos a critério de cada um”, diz o diretor.

A Bart’s Bash Regatta tem também outro alvo: entrar para o livro dos recordes (Guinness Book) como a maior regata do mundo. Até o momento São Paulo está em 381° no ranking de inscritos com confirmação de sete barcos. “Queremos aumentar esse número e ficaremos felizes de participar de um evento grande como esse que repercute o esporte e valoriza os novos talentos” conta Carlos Eduardo Souza e Silva, diretor de vela do O Yacht Club de Ilhabela.

A terceira e penúltima etapa do Circuito de Vela de Ilhabela termina neste fim de semana.

Foto: Marcos Mendez/Sail Station

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.