Brasil estreia nesta quinta-feira no Mundial de Classes Olímpicas

Por: Redação -
01/08/2018
Foto: Jesus Renedo

A Equipe Brasileira de Vela entra na água nesta quinta-feira, dia 2, para o início do Mundial de Classes Olímpicas. As primeiras regatas estão previstas para 7h (de Brasília), na Baía de Aarhus, na Dinamarca. Na abertura, o Brasil terá na disputa Jorge Zarif, campeão da Copa do Mundo 2018 na classe Finn; a medalhista olímpica Fernanda Oliveira e Ana Barbachan (470 feminina), Geison Mendes e Gustavo Thiesen (470 masculina) e Henrique Haddad e Felipe Brito (470 masculina). Além do título, estarão em jogo as primeiras vagas para os países nos Jogos de Tóquio 2020.

“Neste primeiro momento de busca pela classificação olímpica, temos classes um pouco mais bem posicionadas, como 49er FX, Finn, 470 feminina, RS:X feminina e Nacra 17. Temos boas possibilidades em todas elas. Ainda temos correndo por fora classes como a 470 masculina e a 49er, com chance boa de ficar na flotilha ouro e estar na briga”, avalia Torben Grael, coordenador técnico da Equipe Brasileira de Vela.

Embora o Mundial valha classificação para os Jogos Olímpicos, a raia de Aarhus tem características distintas em relação a Enoshima, local da disputa em Tóquio 2020.

LEIA TAMBÉM

>>Ilhabela esquenta a baixa temporada: recebe 100 mil pessoas e fatura 150 milhões
>>Robert Scheidt estreia como técnico no Mundial de Classes Olímpicas, na Dinamarca
>>Vela é incluída nos Jogos Paralímpicos de Pernambuco

“A Dinamarca é completamente diferente. É uma área relativamente protegida em termos de onda. Tem onda picada, mas não tem onda oceânica. Em Enoshima, tem ondas grandes quando dá vento forte na direção do mar”, diz Torben.

As regatas serão disputadas até o dia 12 de agosto. A competição reúne as dez classes do programa dos Jogos de Tóquio 2020: RS:X masculina, RS:X feminina, Laser, Laser Radial, Finn, 470 masculina, 470 feminina, 49er, 49er FX e Nacra 17. Além disso, haverá disputa também no kiteboard (feminino e masculino), como demonstração.

As campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze entram na água no próximo sábado, dia 4. As regatas de medalha estão previstas para os dias 9, 10, 11 e 12 de agosto. Confira aqui a programação completa da competição.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks terá papo com casal que sai de jet em busca de ondas gigantes

    Michelle de Bouillions e Ian Cosenza contarão como é viver essa experiência ao redor do mundo durante o Rio Boat Show 2024

    Barcos submersos há 7 mil anos já traziam tecnologias utilizadas até hoje

    Encontrados no fundo de um lago na Itália, barcos já carregavam consigo soluções náuticas modernas

    Marte influencia oceanos da Terra com “redemoinhos gigantes”; entenda

    Ciclos provocados pela interação entre os planetas faz com que as correntes oceânicas profundas fiquem mais vigorosas

    NÁUTICA Talks recebe Álvaro de Marichalar em papo sobre volta ao mundo de jet

    Detentor de vários recordes no mar, explorador estará presente na série de palestras que acontece durante o Rio Boat Show 2024

    Nova V550 e jet elétrico serão destaques da Ventura no Rio Boat Show 2024

    Maior lancha da marca e primeiro jet elétrico do Brasil estarão ao lado de outros 11 produtos da marca no salão, de 28 de abril a 5 de maio