Bons resultados

Por: Redação -
23/12/2015

Desde que Fórum Náutico Paulista foi criado, em 2013, por iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com apoio do Sebrae SP, Acobar (Associação Brasileira de Construtores de Barcos e seus Implementos), Revista Náutica , Sindicato das Marinas do Estado de São Paulo e Agem/BS (Agência Metropolitana da Baixada Santista), os membros atuantes deste grupo colheram  bons resultados. As principais conquistas obtidas até agora foram:

1- Criação de um grupo único de trabalho, com representantes do governo paulista e setor privado, com o intuito de desenvolver a atividade náutica de lazer em São Paulo.

2- Possibilidade oferecida ao setor de usar os recursos da Investe São Paulo (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade) para ampliação dos negócios das empresas náuticas no estado.

3- Apoio do Sebrae SP, inicialmente para as marinas do litoral paulista, com o intuito de gerar benefícios, tanto  para os usuários como também para os proprietários destas empresas.

4- Elaboração de roteiros de turismo náutico nos estado de São Paulo, com o levantamento das facilidades para a prática da atividade nos principais municípios navegáveis paulistas.

5- Inclusão nos grupos de trabalho de membros da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, junto com equipes de ONG ambientalistas, incluindo a WWF e a Vivamar.

6- Criação da Amesp (Associação das Marinas do Estado de São Paulo), com o objetivo inicial de cadastrar todas as marinas e garagens náuticas no estado.

7- Elaboração da Associação dos Iates Clubes do estado de São Paulo, com o intuito de fortalecer a prática da atividade náutica e resolver problemas inerentes a este setor.

8-  Criação do Fórum Náutico do Sudeste, unindo os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo para a obtenção de regulação clara no que diz respeito a legislação ambiental nestes quatro estados da União.

Os integrantes do Fórum Náutico Paulista, grupo criado para desenvolver  a atividade náutica de lazer no estado de São Paulo e formado por  membros do governo paulista, junto com empresários do setor náutico de lazer e pela revista Náutica,  ganharam um reforço de peso. A partir deste mês o arquiteto e velejador  Klaus “Cacau” Peters,  56, profundo conhecedor do setor náutico, que tem no currículo a organização da regata de volta ao mundo Whitbread (hoje Volvo Ocean Race) de 1998 em São Sebastião, SP,  passou a fazer parte do time. Cacau, como é conhecido no meio náutico e atualmente dedicado a empreendimentos de marinas em águas interiores, é membro do GT Náutico em Brasília, do Fórum Náutico Fluminense e vice-presidente da Associação Brasileira de Superyachts (Abrassi), entre outras participações na área, tem uma visão ampla do segmento: “para que o setor náutico se desenvolva tem que ser pensado como um todo e não somente em termos de barcos e marinas. Por isto temos que nos unir e juntar nossas aprendizado para fazer a náutica crescer. Crescer no Brasil”, afirma Cacau.

O  Fórum Náutico Paulista, apoiado pela Revista Náutica, Amesp (Associação das Marinas do Estado de São Paulo) e Agem/BS (Agência Metropolitana da Baixada Santista),  surgiu em 2013 pela iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) e a Acobar (Associação Brasileira de Construtores de Barcos e seus Implementos). Desde então, com a promoção de reuniões periódicas onde também participam setores ligados ao meio ambiente, o Fórum Náutico Paulista, está promovendo o ordenamento das marinas no estado, o levantamento dos estaleiros paulistas e dando sequência à medidas importantes para o desenvolvimento do setor, incluindo a revisão do ICMS, extensivo também aos barcos usados.

Foto: Arquivo NÁUTICA

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Ursos-negros são flagrados passeando em pedalinho com formato de cisne; assista

    Momento curioso foi registrado em parque safari do Reino Unido, e atraiu milhões de visualizações nas redes sociais

    No NÁUTICA Talks, ex-piloto de avião Renato Oliveira vai contar como foi dar volta ao mundo em veleiro

    Renato levará experiência que levou 3 anos à série de palestras que acontecem durante o Rio Boat Show 2024

    FS Yachts lança nova lancha FS 355, com duas opções de motorização

    Lançamento do estaleiro catarinense vai ganhar as águas já na primeira semana de abril

    Entenda por que a duna de Jericoacoara está prestes a ser engolida pelo mar

    Cartão-postal do Ceará pode estar com os dias contados devido à interferência humana no processo de formação da duna

    NÁUTICA Talks terá papo com casal que sai de jet em busca de ondas gigantes

    Michelle de Bouillions e Ian Cosenza contarão como é viver essa experiência ao redor do mundo durante o Rio Boat Show 2024