O pequeno Bonifa já completou 62 anos de água. E ainda provoca brilho nos olhos, após caprichada restauração

0
236

Projetados por Maurice Amiet em 1952, os veleiros da classe Simplet, de 4,50 metros (15 pés), estão na origem da democratização da vela na França, por navegar bem e com segurança e apresentar preço atraente, por conta da facilidade de construção. Este aqui, o Bonifa, é uma raridade. Foi construído em 1957, no Brasil mesmo, pelo Clube dos Engenheiros e Arquitetos do ABC, nas proximidades da Represa Billings, em São Paulo.

Impecável, após uma caprichada restauração, conquistou — sem surpresa — o 1º lugar no recente o encontro de clássicos do Yacht Club Paulista, que tem como critérios beleza, originalidade, navegabilidade e estado de conservação. “É o barco mais original da represa de Guarapiranga”, defende o velejador Frederico Hackerott, presidente do Conselho Deliberativo do YCP, que está de posse do barco.

Muito rápido, o veleirinho tem o casco de compensado, mastro e retranca de madeira, e pesa apenas 80 kg, o que, além do desempenho, facilita na hora rebocar. Era uma proposta para os jovens franceses velejarem, a exemplo do Snipe nos Estados Unidos. Construía-se o barco durante o inverno, para aproveitá-lo no verão. Em plena forma aos 62 anos, o Bonifa não apenas navega: desfila!

A 4ª edição da mostra “Tesouros Náuticos” é uma das atrações do São Paulo Boat Show 2019, que acontecerá de 19 a 24 de setembro, no São Paulo Expo. O evento reunirá cerca de 20 barcos que resgatarão todo o charme e elegância de lendários modelos das décadas de 1950, 1960 e 1970 de estilo esportivo. Em uma viagem nostálgica, os visitantes do salão náutico paulista terão a oportunidade de contemplar lanchas e veleiros que marcaram a história náutica do país. Um encontro perfeito para quem adora o jeito de navegar de antigamente.

O São Paulo Boat Show 2019 reúne os mais recentes lançamentos e destaques do setor em um só lugar. Como já é tradição, o Espaço dos Desejos traz os lançamentos dos produtos mais cobiçados do mercado de luxo, de relógio a helicóptero.

No pavilhão Destinos Náuticos, os visitantes poderão conhecer lugares paradisíacos e participar de um bate papo com velejadores sobre suas viagens incríveis. Por mais um ano, o PADI Dive Festival acontecerá simultaneamente ao São Paulo Boat Show, apresentando produtos, serviços, palestras e atrações voltadas para o mergulho. O São Paulo Boat Show traz, ainda, a mostra Tesouros Náuticos, com cerca de 20 barcos clássicos, entre lanchas e veleiros, para o público conhecer e se encantar.

São Paulo Boat Show 2019
Data: De 19 a 24 de setembro
Local: São Paulo Expo
Horários: 19/9, das 15h às 22h
Dias de semana, das 13h às 22h
Fim de semana, das 12h às 22h
24/9, das 13h às 21h

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização (redacao@nautica.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.