Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul incorpora 15 jets Sea-Doo para patrulhamento da orla

0
470

O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul incorporou 15 jets Sea-Doo na operação de patrulhamento da orla do estado. O processo de licitação considerou potência, estabilidade e capacidade de reboque das motos aquáticas.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Os jets Sea-Doo estão em operação na orla gaúcha desde 2019, quando foram adquiridas 10 unidades. O sucesso da atuação dos modelos GTI em resgates e nas ações de prevenção de acidentes nas praias gaúchas fez com que a corporação ampliasse a frota com mais 5 unidades no fim de 2020. Segundo o Major Isandre Antunes, chefe de operações do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, a escolha da moto aquática se deu pela redução no tempo de resposta a um salvamento e velocidade de reação em comparação com o salvamento tradicional, em que o guarda-vidas precisa ir nadando até a vítima.

Enquanto um salvamento em processo normal leva de 15 a 30 minutos, dependendo da complexidade, o resgate com jet é feito em até 5 minutos, aumentando significativamente as chances de vida das vítimas. As motos aquáticas Sea-Doo também estão sendo usadas no patrulhamento e prevenção de acidentes das praias na linha de banho, uma linha imaginária que demarca uma área segura para os banhistas, evitando que eles avancem para além da quebra das ondas.

Fotos: Joel Arrojo

De acordo com o Major, o mar gaúcho tem especificações que demandam uma embarcação com potência suficiente para vencer a força das correntes marítimas. “A demanda de resgate e monitoramento do litoral, necessita de um jet com potência suficiente para atender a processo do resgate, que compreende em chegar até a vítima no menor tempo possível, resgatá-la e retirá-la da água”, explica.

“Além disso, o sistema de arrefecimento do motor em circuito fechado do Sea-Doo garante maior durabilidade da moto aquática, e menor custo com manutenção preventiva e limpeza dos equipamentos”, destaca o Major.

Outra vantagem do Sea-Doo para os salvamentos é a sua versatilidade com relação ao acoplamento de acessórios que o guarda-vidas necessita na operação de resgate, como pranchas, mantendo a potência de reboque necessária para resgatar as vítimas.

Leia também

» Nova geração do Sea-Doo RXP-X 300 foi pensada para oferecer mais aceleração e desempenho

» Sea-Doo acerta parceria e planeja inovação para o GTX Limited. Entenda

» BRP lança projeto para oferecer experiências de aventura em embarcações da marca

Mais sobre o modelo GTI SE

O Sea-Doo GTI SE é equipado com o novo motor Rotax 1630 ACE de 170 hp, que procura entregar potência ao mesmo tempo em que visa proporcionar bastante eficiência de combustível.

O exclusivo iBR da Sea-Doo (Sistema de Freio e Reverso Inteligente), em sua terceira geração, permite frear até 48 metros antes que uma embarcação sem o sistema. Com ambas as mãos no guidão, condutores podem selecionar à frente, neutro e ré para manobras estáveis em baixas velocidades.

Outra tecnologia exclusiva Sea-Doo, o Sistema de Refrigeração por Circuito Fechado (CLCS) utiliza um líquido refrigerante para manter o motor funcionando em temperatura ideal. Assim, evita que a água salgada corrosiva e detritos entrem no motor, proporcionando maior confiabilidade, durabilidade e menor custo de manutenção.

O modelo possui assento modular de 3 lugares, configurável, com a parte traseira removível, além de espaçosa plataforma de popa, oferecendo mais espaço a bordo. O compartimento dianteiro oferece amplo espaço de armazenamento, assim como porta-luvas e um compartimento estanque para telefone celular.

O Sea-Doo GTI SE também oferece como acessório opcional o sistema de som Bluetooth, perfeitamente integrado ao jet e completamente à prova d’água. Na plataforma traseira, o modelo possui o sistema de fixação LinQ, disponível em todos os modelos Sea-Doo, que fornece uma solução fácil para instalação de acessórios, como caixas térmicas, bolsas à prova d’água, torre retrátil de esqui e tanque de combustível extra.

Toda a linha Sea-Doo está disponível em mais de 70 concessionárias pelo Brasil. Acesse o site e localize a loja mais próxima.

Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.

 

Onix 290