Projeto de biosfera flutuante foi criado para ser seguro e autossuficiente

Por: Redação -
14/08/2019

Uma empresa russa desenvolveu uma biosfera flutuante que mais parece uma parece nave alienígena. O projeto promete proteger seus tripulantes caso haja catástrofes climáticas – como aquecimento global e elevação dos oceanos – e até terremotos devastadores. Batizada como Ark Hotel, a estrutura tem um formato de “concha” e é produzida com material pré-fabricado resistente, podendo ser construída rapidamente.

De acordo com os idealizadores, o Ark Hotel é uma biosfera flutuante gigante concebida para ser um abrigo seguro e autossuficiente. O projeto utiliza painéis solares e um sistema de coleta de água da chuva para fornecer energia e água aos habitantes.

Um ambiente, semelhante a uma estufa, fornece uma vegetação viva para ajudar na qualidade do ar e permite o cultivo de alimentos. Adaptado para sobrevivência tanto em terra como em água, a estrutura é toda transparente para reduzir o uso de iluminação não natural.

Com uma área construída de 14 900 m², o Ark Hotel possui cinco andares, sendo três reservados para as acomodações. O projetista promete instalações confortáveis, luminosas e arejadas. Em um dos andares foi instalado um restaurante, uma academia e um SPA. Em um mezanino ficaram as salas de reunião.

LEIA TAMBÉM
>>Passo a passo: veja a construção de um megaiate de alumínio da MCP Yachts
>>Concessionária Schaefer Yachts inaugura nova loja no litoral paulista
>>Velejador brasileiro é bicampeão Pan-Americano de Sunfish

Segundo Alexander Remizov, idealizador do projeto, em caso de terremotos o peso da embarcação é redistribuído através de um sistema próprio e no caso de tsunamis, seu porão tem uma estrutura em camadas, tornando o hotel uma verdadeira concha fechada.

“Para a arquitetura há duas grandes preocupações: a primeira é a segurança e precaução contra condições ambientais extremas e mudanças climáticas. A segunda é a proteção do ambiente natural das atividades humanas”, diz.

“The Ark Hotel é uma tentativa de responder aos desafios do nosso tempo. A provisão é feita para um sistema de suporte de vida independente. Todas as plantas são escolhidas de acordo com a compatibilidade, iluminação e eficiência da produção de oxigênio, e com o objetivo de criar um espaço atrativo e confortável”, continua.

Ele lembra que a “arca” não emite gases, usa fontes limpas de energia, produz zero desperdício, mas trata-se de um projeto, nada foi construído.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

 

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Arqueólogos encontram restos de navio de guerra naufragado em 1742

    Construída em 1647, embarcação britânica HMS Tyger afundou após encalhar em uma região de corais na Flórida

    No NÁUTICA Talks, Pedro Rodrigues dá dicas de elétrica para barcos

    Velejador e eletricista náutico compartilhará conhecimentos valiosos no bate-papo realizado dentro do Rio Boat Show 2024

    Ursos-negros são flagrados passeando em pedalinho com formato de cisne; assista

    Momento curioso foi registrado em parque safari do Reino Unido, e atraiu milhões de visualizações nas redes sociais

    No NÁUTICA Talks, ex-piloto de avião Renato Oliveira vai contar como foi dar volta ao mundo em veleiro

    Renato levará experiência que levou 3 anos à série de palestras que acontecem durante o Rio Boat Show 2024

    FS Yachts lança nova lancha FS 355, com duas opções de motorização

    Lançamento do estaleiro catarinense vai ganhar as águas já na primeira semana de abril