Velejador brasileiro é bicampeão Pan-Americano de Sunfish

Por: Redação -
12/08/2019
Foto: Arquivo pessoal

Um Pan-Americano especial para os velejadores do Iate Clube de Santa Catarina. Após a prata de Bruno Fontes (Laser Standard), conquistada na sexta-feira, neste sábado foi vez de Matheus Dellagnelo brilhar com a conquista da medalha de ouro na classe Sunfish. O título em Paracas foi o segundo conquistado por Matheus em Pan, repetindo o feito da edição de Guadalajara 2011.

“Que dia! Eu estava um pouco nervoso, última regata do campeonato, mas deu tudo certo. Eu consegui velejar muito bem no popa novamente e isso fez a diferença. Depois de oito ano repetir o feito e ser bicampeão é muito emocionante”, comenta Matheus Dellagnelo, que também tem o título de campeão mundial da categoria.

O velejador do Iate Clube de Santa Catarina cresceu na competição no momento certo e na reta final assumiu a liderança da classificação geral chegando a Medal Race com quatro pontos de vantagem sobre o canadense Luke Ramsay. Mesmo com vantagem, Matheus arriscou desde o início e logo se posicionou entre os líderes. Com o segundo lugar na regata final o catarinense pode comemorar o título.

“O clima aqui é muito intenso e este título foi especial. Todo o cenário foi perfeito. O ouro, a presença do Bruninho (Fontes) que está se aposentando e foi prata, a equipe toda fazendo bonito e o país muito bem no quadro de medalhas”, encerrou Matheus.

Foto: Arquivo pessoal

LEIA TAMBÉM
>>Passo a passo: veja a construção de um megaiate de alumínio da MCP Yachts
>>Concessionária Schaefer Yachts inaugura nova loja no litoral paulista
>>Velejador brasileiro é bicampeão Pan-Americano de Sunfish

A medalha de prata de Bruno Fontes foi suada! O velejador iniciou o dia na terceira posição, atrás do americano Charlie Buckingham e do guatemalteco Juan Maegli. No dia com condição de vento mais forte, Bruno manteve a calma e largou bem ao lado dos concorrentes. “Tinha mais de vinte nós e foi uma regata bem dinâmica. Fiquei perto do ouro, depois da prata, depois do bronze. Ao final, consegui me posicionar bem para fechar a competição”, completa Bruno.

“Não poderia escolher um cenário melhor para coroar minha carreira. Uma medalha pan-americana era algo que me faltava e ela veio na melhor hora possível. Um desfecho incrível. A lição que fica é que nunca devemos desistir dos nossos sonhos, independente do que aconteça. Fui persistente e com 39 anos celebro uma das maiores conquistas da carreira. Poder representar o meu país é algo que não se pode calcular”, revela Bruno Fontes.

Aos 39 anos, Bruno viveu um momento delicado nesta temporada com a perda de seu pai, para quem dedicou a conquista. “Esse ano foi muito complicado com a perda do meu pai e essa medalha vai para ele. Tenho um orgulho enorme de carregar comigo todos os valores que ele me ensinou”, ressalta o medalhista de prata.

Terminada a regata, Bruno definiu também os próximos passos de sua trajetória na vela. O atleta deixa o papel de competidor para assumir o de orientador. “Vou seguir minha caminhada na vela em um projeto muito bacana. Recebi o convite para ser técnico da equipe chinesa olímpica e vou passar para o outro lado agora. Será um desafio, mas vou com o mesmo foco que sempre tive nas competições”, encerra.

Sunfish:

1º Matheus Dellagnelo (BRA) – 25pp
2º Luke Ramsay (CAN) – 33pp
3º Renzo Sanguineti (PER) – 34pp
4º Conner Blouin (EUA) – 49pp
5º Diego González (CHI) – 62pp
6º David Hernandez (GUA) – 64pp
7º Martin Alsogaray (ARG) – 66pp
8º Jonathan Martinetti (EQU) – 57pp
9º Simon Gomez (COL) – 68pp
10º Agustin Lazaro (PUR) – 85pp
11º Héctor Guzman (MEX) – 87pp

Laser Standard:

1º Juan Maegli (GUA) – 28pp
2º Bruno Fontes (BRA) – 34pp
3º Charles Buckingham (EUA) – 37pp
4º Enrique Arathoon (ELS) – 48pp
5º Stefano Peschiera (PER) – 58pp
6º Robert Davis (CAN) – 82pp
7º Andrew Lewis (TTO) – 62pp
8º Juan Bisio (ARG) – 84pp
9º Yanic Gentry (MEX) – 88pp
10º Clemente Seguel (CHI) – 91pp
11º Ignacio Rodriguez (URU) – 99pp

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

 

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2023

    Com público de 33 mil pessoas e mais de 200 barcos vendidos, evento foi descrito como um dos mais espetaculares salões náuticos do Brasil

    NÁUTICA Talks: Walter Garcia conta como a vela o aproximou da proteção da Amazônia

    Empresário no segmento náutico e jornalista por formação, Walter levará experiência de quase 30 anos ao Rio Boat Show 2024

    Jets, quadriciclos e UTVs serão apresentados pela Quadricenter no Rio Boat Show 2024

    Mais de 10 produtos serão expostos no estande da marca de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Marinha do Brasil leva simulador de navegação interativo ao Rio Boat Show 2024

    Além de experimentar a sensação de comandar um barco, visitantes do evento náutico poderão entender a fundo o papel da instituição nacional e receber dicas de segurança

    BR Marinas apresenta serviço de hospedagem de barcos no Rio Boat Show 2024

    Administradora da Marina da Glória, palco de mais uma edição do charmoso evento náutico, terá estande no Espaço dos Desejos