Barcos voadores têm asas e voam a apenas meio metro de altitude

Por: Redação -
19/10/2018

Você já deve ter ouvido falar em efeito solo — um fluxo de ar que empurra o carro contra o chão, aumentando a velocidade e reduzindo a pressão aerodinâmica. Introduzido no automobilismo em 1977 pela equipe Lotus (com o célebre carro da asa invertida), o conceito pode ser aplicado aos mais pesados que o ar: quando um avião acelera em voo rasante muito próximo a uma superfície lisa, como a de um lago, o ar que passa sob suas asas cria um colchão de gases que dá maior sustentação à aeronave — a chamada asa de efeito solo.

O primeiro avião com asa em efeito solo foi o Ekranoplan, desenvolvido pela extinta União Soviética durante a guerra fria: media 100 metros de comprimento e conseguia voar a 500 km/h a apenas poucos metros acima da linha d’água. Baseado no aparelho soviético, uma empresa de Cingapura, a Wigetworks, acaba de lançar o primeiro modelo comercial desse tipo: este aqui, o Airfish 8 (para oito passageiros), capaz de voar a altitudes entre 0,5 e 6 metros da superfície do mar, ou de um lago, na velocidade de 180 km/h. Classificado como embarcação marítima e projetado para decolar e pousar na água, o Airfish 8 está sendo chamado de barco voador! Um barco que tem asas como um avião, mas voa poucos metros acima das ondas.

Outras duas empresas prometem entrar na briga: a australiana Sea Wing e a americana Flarecraft. A primeira apresentou um protótipo que voa a cinco metros de altura, a 215 km/h, com capacidade para quatro pessoas. Mas já trabalha em um modelo maior, para até 42 passageiros — rápido como avião, seguro como navio —, que, entre outras aplicações, poderia fazer a travessia Rio‑Niterói (substituindo as barcas atuais) em apenas cinco minutos!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks: Izabel Pimentel e Marcelo Osanai contam acontecimentos inesperados na navegação

    Dois navegadores que já passaram por apuros em alto-mar relatam suas incríveis histórias no Rio Boat Show 2024

    Yamaha vai ao Rio Boat Show 2024 com cinco motores e dois jets

    Entre os equipamentos, estão cinco modelos de popa; evento acontece de 28 de abril a 5 de maio

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio

    No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

    Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024