Estaleiro alemão une design de barcos e carros esportivos em um só projeto

Por: Redação -
24/12/2020

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

A Say Carbon Yachts, estaleiro alemão, resolveu unir dois designs em uma criação: o de barcos e o de carros. Com parceiros como Porsche e BMW, o Say 42 Superyacht recebeu o apelido de “supercarro na água”. O grande diferencial? A velocidade.

Para que a embarcação de 12,8 metros pudesse alcançar velocidades maiores, ela foi equipada com dois motores de propulsão V8 da Volvo Penta. Esses motores possuem 860 hp de potência e, devido ao design em V acentuado no casco, o barco promete atingir 58 milhas por hora na água, utilizando 50% menos combustível que um barco comum, de acordo com informações iniciais de seus idealizadores.

Leia também

» Prancha elétrica com foil foi uma das atrações do São Paulo Boat Show 2020

» MasterBoat apresentou seu novo modelo para wakeboard e wakesurf no São Paulo Boat Show

» Muito Bons Ventos lança plataforma de monitoramento do tempo, obrigatória para quem vive no mar, no Boat Show

O design inspirado em carros esportivos inclui materiais leves, como fibra de carbono. O barco, que tem capacidade para abrigar 12 pessoas, foi projetado com plataformas laterais largas, possibilitando a travessia dos tripulantes do solário, na seção de popa, até a proa. Há uma mesa externa que acomoda seis pessoas, um mastro e dois assentos de leme, capazes de ajuste em altura e distância ao volante. Tanto o mastro quanto os assentos também são de fibra de carbono. Vem com propulsor de proa da Sidepower, iluminação subaquática da Lumishore e um giroscópio estabilizador da Seakeeper (Gyro 2), que elimina até 95% da rolagem do barco.

Outro destaque técnico é o mecanismo de âncora. Com o apertar de um botão, a âncora sai da aba na área do arco frontal, se move para a frente e então desce na água junto com uma corrente de aço inoxidável de 30 metros de comprimento. O convés de proa, que chama a atenção por uma gigantesca claraboia para iluminar a cabine abaixo, pode ser alcançado diretamente da estação do leme por meio de dois degraus. Este acesso economiza um tempo valioso durante as manobras, seja no porto ou na baía. A cabine, por sua vez, possui uma porta elétrica do mesmo material do mastro. A Say 42 Superyacht está disponível a partir do valor de 807 mil dólares.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks recebe Álvaro de Marichalar em papo sobre volta ao mundo de jet

    Detentor de vários recordes no mar, explorador estará presente na série de palestras que acontece durante o Rio Boat Show 2024

    Nova V550 e jet elétrico serão destaques da Ventura no Rio Boat Show 2024

    Maior lancha da marca e primeiro jet elétrico do Brasil estarão ao lado de outros 11 produtos da marca no salão, de 28 de abril a 5 de maio

    Casal transforma container de navio em casa aconchegante e sustentável

    Paul e Cathy utilizaram materiais reciclados para construir os ambientes e criaram sistemas ecológicos para manter uma vida minimalista

    Tonelero: submarino brasileiro é lançado em evento no Rio de Janeiro

    Embarcação é fruto de um acordo selado entre Brasil e França e foi batizada em evento com autoridades nesta quarta-feira (27)

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2010

    Já em sua 13ª edição, o salão náutico do Rio a cada ano ficava "maior, mais forte e mais cobiçado pelas marcas estrangeiras"