Barcos da Volvo Ocean Race deixam a costa brasileira e dão de cara com o frio

Por: Redação -
21/11/2017
Foto: Konrad Frost

A segunda-feira (20) começou agitada para os barcos que disputam mais uma etapa da Volvo Ocean Race 2017-18. Depois da descida pela costa brasileira com tempo bom, as sete equipes já começam a lidar com as temperaturas mais baixas. A razão disso é aproximação aos mares do sul, ponto de passagem obrigatório da segunda etapa da volta ao mundo, disputada entre Lisboa, em Portugal, e a Cidade do Cabo, na África do Sul.

A medida em que as equipes se aproximam da famosa Latitude 40, os ventos fortes, água gelada e ondas gigantes aparecem. É o cartão de visita dos mares do sul. Na costa brasileira era tudo ao contrário!

Para dar ainda mais emoção à reta final da etapa, o Team Brunel optou por entrar no modo sigilo, ocultando assim sua posição perante aos rivais durante 24 horas. O objetivo do comandante Bouwe Bekking e de seu navegador Andrew Cape é colocar uma dúvida no MAPFRE, que lidera a etapa provisoriamente.

“Vamos fazer algum movimento. O modo sigilo permite que você fique oculto”, disse Abby Ehler, do Brunel. “Entrar no modo sigilo deixa o resto da flotilha tentando adivinhar o que vamos fazer. Só esperamos que ninguém venha conosco”.

Antes de ficar invisível, o Team Brunel estava em segundo lugar numa posição central no Atlântico. Os barcos enfrentam agora ventos de até 30 nós ou 55 km/h.

“Nas últimas 24 horas trocamos shorts e camisetas por roupas de tempo. Já esfriou e vai ter vento nos próximos dias. Tudo isso molhado piora muito”, contou Sophie Ciszek do MAPFRE.

A previsão é que os veleiros cruzem a linha de chegada em 26 de novembro, ou seja, 21 dias após a largada de Lisboa. O líder na classificação geral é o Vestas 11th Hour Racing, vencedor da primeira etapa da Volvo Ocean Race.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira um compilado com os mais de 60 barcos que estarão nas águas do Rio Boat Show 2024

    Iate, veleiros, catamarãs, lanchas e botes estarão atracados na Baía de Guanabara, de 28 de abril a 5 de maio

    Porsche exibe carros esportivos de luxo no Rio Boat Show 2024, incluindo sedã híbrido

    Com dois modelos, especialista em carros de luxo terá estande no famoso Espaço dos Desejos

    NÁUTICA Talks: em clima de Olimpíadas, CBVela explica sucesso do Brasil na vela

    Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, e Luiz Guilherme, head de marketing da confederação, falarão sobre o tema no Rio Boat Show

    No NÁUTICA Talks, Guilherme Guimarães conta porque ilha no Caribe tornou-se o paraíso dos brasileiros

    Recifense que mora no local há mais de 20 anos vai contar tudo que quem pretende ir à ilha precisa saber; palestra acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    No NÁUTICA Talks, Yuri Benites descortina turismo náutico no Lago de Itaipu

    Diretor de Turismo na Fundação PTI integra agenda de palestras durante o Rio Boat Show 2024