Barco Sustentável

Por: Redação -
06/08/2014

Você já imaginou navegar em um barco sustentável, feito com garrafas pet? A primeira vista, pode parecer estranho, mas este tipo de embarcação existe e tem sido uma boa opção para pescadores que desejam fazer seus próprios barcos de forma mais rápida e barata, ao mesmo tempo em que reaproveitam garrafas pet que antes iam para o lixo e que demoram mais de 100 anos para se decompor na natureza

A novidade chegou em Porto Velho, Rondônia, na última semana com um curso de cinco dias que ensinou a técnica da construção do barco para moradores de Jacy-Paraná. O curso foi ministrado pela empresa OAK Soluções Ambientais, contratada pela Santo Antônio Energia, e foi uma das ações do Programa de Apoio à Atividade Pesqueira desenvolvido pela concessionária. “Proporcionamos este curso em Jacy porque muitos moradores da região são pescadores e também porque percebemos a importância da realização de um trabalho de reciclagem, visando o reaproveitamento de resíduos que acabam indo para as ruas, como é o caso das garrafas pet”, explicou o coordenador Fundiário da Santo Antônio Energia, Ivan Silveira

O curso orientou com relação à importância da reciclagem, ensinou a coletar as garrafas e cortá-las em filetes proporcionando a construção de cestas para lixo, cadeiras e sofás. Mas o ponto alto das aulas foram os ensinamentos de todo o processo que envolve a construção do barco que também utiliza madeira e um motor. Participaram 12 pessoas que impressionaram pelo interesse e dedicação. “Foi uma surpresa positiva porque percebi a dedicação de todos eles. Esperamos que eles possam dividir o conhecimento adquirido aqui com os demais moradores da região”, declarou o professor Eduardo Carvalho, da OAK, que é pioneiro no Brasil na confecção deste tipo de barco. “As embarcações possuem laudo de Engenheiro Naval e são registradas na Agência fluvial de Porto Velho e, portanto, estão de acordo com as exigências técnicas da Marinha Brasileira, inclusive com relação à segurança”, acrescentou o professor.

As aulas terminaram na última sexta-feira com bastante entusiasmo dos alunos ao verem a embarcação pronta. Foram utilizadas duas mil garrafas pet recolhidas nas escolas de Jacy e o resultado foi a construção de dois barcos de 3,60 m de comprimento, quase 2 m de largura e 210 quilos cada um, com capacidade para um tripulante e cinco passageiros. Cada barco é cerca de 30% mais barato que uma embarcação convencional com as mesmas características.

Um dos alunos foi o eletricista Paulo Stivi, de 32 anos. Atento a todos os detalhes, já planeja construir uma embarcação semelhante a que aprendeu. “Eu não perco um curso aqui em Jacy porque não podemos perder a oportunidade de adquirir novos conhecimentos. No futuro, quero construir um barco desses para mim”, revelou.

No fim de semana, o Jacy Pet1 e o Jacy Pet 2 – que são os nomes dos barcos – receberam o licenciamento junto à Marinha e a chamada “certidão de nascimento”, com o número de série, e, finalmente, ganharam as água do rio Jacy ao som de muitos aplausos.

Alguns alunos fizeram questão de “dar uma voltinha”, acompanhados dos professores e do engenheiro naval. Elicélia de Almeida, de 33 anos, é inspetora em uma escola. Ela aprovou o curso e pretende ensinar para os estudantes da escola tudo o que aprendeu. “Adorei as aulas e quero passar tudo o que aprendi para meus alunos. Trabalhamos duro na construção do barco. Estou muito feliz de vê-lo pronto e estou doida para dar uma voltinha”, declarou.

Um dos barcos será entregue para a Associação Rural de Jacy-Paraná que já está se organizando para providenciar cursos de pilotos para a comunidade. A associação pretende ainda realizar palestras sobre educação ambiental culminando com excursões curtas no rio Jacy. O outro barco será dado para a ONG CPPT Cuniã.

Foto e informações: Assessoria de imprensa

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira a melhor forma de chegar ao Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transfer todos os dias e estacionamento 24h; saiba mais

    NÁUTICA Talks: Izabel Pimentel e Marcelo Osanai contam acontecimentos inesperados na navegação

    Dois navegadores que já passaram por apuros em alto-mar relatam suas incríveis histórias no Rio Boat Show 2024

    Yamaha vai ao Rio Boat Show 2024 com cinco motores e dois jets

    Entre os equipamentos, estão cinco modelos de popa; evento acontece de 28 de abril a 5 de maio

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio