Barco ou avião?

Por: Redação -
28/03/2016

Os  barcos de corrida mais rápidos do circuito mundial – H1 Unlimited – são hidroplanos conhecidos como 3 pontos alimentados por turbina de helicóptero preparadas, produzindo 3 000 cavalos de potência e chegando a espantosa marca de 200 MPH levantando um leque de água de aproximadamente 300 pés de comprimento chamado de “roostertail”. Os circuitos são ovais e as curvas são para a esquerda e uma quilha que fica no sponsor esquerdo do barco para segurar o arrasto lateralmente e estabilizar o barco nas curvas, forma o segundo leque de água durante as curvas. Quando você olha esses barcos de 3 000 Kg decolar como um avião e, praticamente, 12 barcos e 12 pilotos querendo ganhar, disputando nas retas e nas curvas lado a lado, você se arrepia!

Em 2015, para incrementar o evento, acrescentaram em conjunto o campeonato dos barcos supercharged V-8 Grand Prix, hydroplanos cuspidores de fogo que atingem a velocidade velocidade 175 mph. A temporada de 2015 começou nos dias 3, 4 e 5 julho, em Madison, no rio Ohio, em Indiana, com circuito de 2,5 milhas que se estendeu debaixo da ponte Milton – Madison. Depois, seguiu para oeste do rio Columbia, em Kennewick (Washington), nos dias 24,25 e 26 de julho, o famoso HAPO Gold Cup. A terceira etapa aconteceu em Seattle, onde Washington hospedou o Albert Lee Appliance Cup nos dias 31 de julho, 1 e 2 de agosto, no circuito histórico de hidroaplano Lake Washington, onde o evento sempre resulta em grandes corridas pois a maioria das equipes têm bases e patrocinadores na área metropolitana de Seattle e uma vitória lá é o desejo de todas as equipes.

O UAW / GM Spirit of Detrit Hydrofest, em Detroit (Michigan), aconteceu nos dias 22 e 23 de agosto, com o famoso circuito Turn Roostertail, e a última etapa da temporada aconteceu em na bela Baía Mission, denominado San Diego Bayfair, em San Diego (Califórnia) nos dias 18, 19 e 20 de setembro, com a espetacular vitória de Jimmy Shane da equipe Miss Madison conquistando assim com a soma dos pontos do campeonato o título mundial de 2015.

Este ano, teremos uma corrida um tanto quanto especial que acontecerá em Detroit. A famosa Gold Cup (“Taça de Ouro”) foi concedida pela primeira vez no rio Detroit, em 1916, e tem sido disputada em Detroit mais do que qualquer outra cidade, sendo que neste ano ela completará 100 anos de corridas de lancha, que é algo realmente especial. No passado, a Gold Cup em Detroit atraiu multidões e, em seu auge, entre os anos de 1960 e 70, centenas de milhares assistiram os Big Thunder Boats acelerarem no rio Detroit.

Os novos meios tecnológicos que serão inaugurados este ano, por meio dos quais poderemos assistir as corridas e seguir as notícias em tempo real através de aplicativos, prometem difundir ainda mais a H1 Unlimited que já conta com milhões de fans pelo mundo.

O calendário de 2016 ficou assim:
Madison Regatta 1-3 julho
HAPO Columbia Cup 29-31 julho
Seafair Weekend  com o Albert Lee Appliance Cup 05-7 agosto
UAW-GM Spirit of  Detroit Hydrofest “APBA Gold Cup” 27-28 agosto
San Diego Bayfair 16-18 setembro

Lebos Chaguri é piloto e especialista em barcos de corrida

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Arqueólogos encontram restos de navio de guerra naufragado em 1742

    Construída em 1647, embarcação britânica HMS Tyger afundou após encalhar em uma região de corais na Flórida

    No NÁUTICA Talks, Pedro Rodrigues dá dicas de elétrica para barcos

    Velejador e eletricista náutico compartilhará conhecimentos valiosos no bate-papo realizado dentro do Rio Boat Show 2024

    Ursos-negros são flagrados passeando em pedalinho com formato de cisne; assista

    Momento curioso foi registrado em parque safari do Reino Unido, e atraiu milhões de visualizações nas redes sociais

    No NÁUTICA Talks, ex-piloto de avião Renato Oliveira vai contar como foi dar volta ao mundo em veleiro

    Renato levará experiência que levou 3 anos à série de palestras que acontecem durante o Rio Boat Show 2024

    FS Yachts lança nova lancha FS 355, com duas opções de motorização

    Lançamento do estaleiro catarinense vai ganhar as águas já na primeira semana de abril