Barco hospital Papa Francisco completa um ano com mais de 50 mil atendimentos na Amazônia

0
658

Siga o nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

O barco hospital Papa Francisco já realizou mais de 50 mil atendimentos de saúde em diversas comunidades ribeirinhas da bacia amazônica em um ano de funcionamento. Entre os municípios beneficiados, estão Faro, Terra Santa, Juruti, Oriximiná, Óbidos, Curuá, Monte Alegre, Alenquer, Prainha, Almeirim e Santarém, no oeste do Pará.

O convênio entre o Governo do Pará e a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus foi firmado em agosto de 2019. Na ocasião, o governador Helder Barbalho, enfatizou que a parceria iria proporcionar atendimento médico por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) aos usuários com dificuldade de acesso, nas regiões atendidas pelo barco hospital, e que as ações iriam ao encontro do objetivo do Estado, de levar saúde por todo o Pará, uma vez que o Estado possui o tamanho de um território e era preciso descentralizar as ações.

O termo assinado permite o apoio do governo, através da Secretaria de Estado de Saúde, no valor de R$ 397 mil por mês, tornando possível o pleno funcionamento do barco. O termo prevê ainda que, em casos de calamidade, catástrofes, inundações e outras situações emergenciais, a embarcação pode se deslocar a outras regiões de acordo com a necessidade.

O projeto disponibiliza consultas médicas especializadas, atendimentos odontológicos, radiografias, mamografias, ultrassonografias, ecocardiogramas, testes ergométricos, exames laboratoriais e vacinação, além de, em caso de urgência, cirurgias de pequenas e média complexidade.

Leia Mais

>> Barco hospital Papa Francisco levará assistência médica fluvial na Amazônia

>> Ambulancha de 29 pés atuará em conjunto com barco hospital Papa Francisco

>> Barco Hospital Papa Francisco está pronto para testes

O secretário Regional de Governo do Oeste do Pará, Henderson Pinto, confirmou que por causa de um trabalho produtivo, que possibilitou o apoio do Estado a milhares de famílias, o contrato será prorrogado. O atendimento do barco hospital nas comunidades mais distantes tem sido de grande importância para a população que vive às margens dos rios. João Mário dos Santos, de 70 anos, e Maria Pacheco, de 65, fazem parte desse grupo de pessoas.

“O barco chegou aqui na comunidade em um momento muito importante, onde várias pessoas da vila estavam com covid, e não era possível o deslocamento. Estávamos só nós dois aqui em casa, sem poder buscar ajuda nos grandes centros, sentindo os sintomas da doença e o barco chegou. Nós fomos atendidos pelo médico, recebemos os remédios para tratamento, recebemos cestas básicas e pudemos tirar esse medo das nossas vidas”, afirmou Mário.

O Barco Hospital Papa Francisco tem 32 metros de comprimento, com uma equipe de 28 profissionais, abriga salas para raio-x, mamógrafo, ecocardiograma, teste ergométrico, sala cirúrgica, laboratório de análises, farmácia, sala de vacinação, consultórios médicos, oftalmológicos, odontológicos e leitos para internação.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Sea-Doo