Barquinho de 4 pés pode ser o primeiro não tripulado a atravessar o Atlântico

0
1000
Foto: Reprodução

O cientista aposentado Robin Lovelock está fazendo uma nova tentativa em uma década de ver seu barco modelo se tornar a primeira embarcação não tripulada a atravessar o Atlântico. O modelo de 4 pés (1.2m), Snoopy Sloop, foi lançado de Boscombe, em Dorset, anteriormente. Dentro de algumas horas, o dispositivo de rastreamento GPS do barco mostrou que estava indo para o nordeste de volta para a costa. Esforços anteriores também fracassaram.

O projeto faz parte do Microtransat Challenge para se tornar a primeira embarcação não tripulada a atravessar o Atlântico de um ponto ao sul da República da Irlanda. Um computador com Sistema de Posicionamento Global (GPS) foi projetado para pilotar o barco de 14,6 kg para a jornada de 5 000 milhas (8 000 km). O objetivo é pegar uma rota através do arquipélago português dos Açores, para finalmente chegar a terra em Plymouth, Massachusetts, EUA. A viagem pode levar até oito meses.

LEIA TAMBÉM
>>Tenista espanhol coloca lancha de 76 pés à venda por 2,3 milhões de libras
>>New Sessa C44 que será lançada no São Paulo Boat Show surge em fase de testes
>>Incêndio atinge Marina do Forte e destrói barcos em Bertioga

Lovelock aproveitou uma “janela climática” para lançar o barco do Boscombe. Ele disse que tinha “tanta chance quanto qualquer um” de conseguir levar o barco para os EUA. “Estou confiante sobre o software e programação”, acrescentou.

Depois de vários anos de prototipagem e planejamento, sua primeira tentativa, com um modelo do personagem cômico de Charles M. Schulz na proa, foi em 2012. Outros lançamentos também terminaram em fracasso, incluindo 2015, quando o barco foi encontrado à deriva. O último lançamento em 2018 foi cancelado devido a uma falha técnica.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

 

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização (redacao@nautica.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.