Barco a vapor, do Século 19, é encontrado soterrado às margens de rio em Minas Gerais

Por: Redação -
23/10/2019

Pescadores encontraram uma embarcação soterrada às margens do Rio Grande, em Ribeirão Vermelho (MG). O barco a vapor do século 19, com cerca de 10 metros de comprimento, seria responsável pelo transporte de passageiros e pequenas mercadorias. Uma outra embarcação também apareceu com a baixa da Represa do Funil. Uma lancha, toda feita de madeira, não vai poder ser restaurada.

Os moradores disseram que é comum encontrar embarcações no local, porque ali funcionava o antigo porto da cidade. Quando o rio baixa, é possível ver um pedaço dele, um paredão de pedra, onde os barcos atracavam. Antes de virar uma referência ferroviária, Ribeirão Vermelho teve um intenso movimento de navegações até o fim dos anos 1940. O atual prédio da prefeitura foi a central das operações.

Não foi a primeira vez que os barcos apareceram às margens do Rio Grande. Há mais de 20 anos, uma lancha foi retirada soterrada com a ajuda de moradores. Em 2014, uma lancha do século passado também foi encontrada. Na época, a prefeitura havia prometido a retirada para preservação. Mas a promessa não foi cumprida e a lancha está no mesmo lugar. A prefeitura diz que não houve tempo suficiente para fazer a retirada. A ONG Circuito Ferroviário se interessou pelo barco e se ofereceu para fazer a restauração.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    BR Marinas apresenta serviço de hospedagem de barcos no Rio Boat Show 2024

    Administradora da Marina da Glória, palco de mais uma edição do charmoso evento náutico, terá estande no Espaço dos Desejos

    Pisos personalizáveis e tapete flutuante da Growdeck estarão no Rio Boat Show 2024

    Defensas e porta-celular também fazem parte da lista de dez produtos exibidos pela marca durante o evento náutico

    CL Barcos levará veleiro da francesa Dufour ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 41 pés representa a primeira do tipo no Brasil e poderá ser vista de perto de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Mergulho Day: confira palestrantes que abordarão o tema durante o NÁUTICA Talks

    Com 5 palestras, o dia 3 de maio terá nomes de peso falando sobre a prática ao público do Rio Boat Show 2024

    NÁUTICA Talks: Tatiana Ribeiro palestra sobre biodiversidade desconhecida das Ilhas Cagarras

    Bióloga e mestre em ecologia está confirmada em bate-papo dentro do Rio Boat Show 2024