Duas praias de Santa Catarina têm Bandeira Azul hasteada pela segunda temporada consecutiva

0
603
Foto: Ivan Rupp

Pela segunda temporada consecutiva, duas praias de Balneário Camboriú terão a Bandeira Azul. Estaleiro e Estaleirinho, localizadas na região das praias agrestes, já estão com as bandeiras hasteadas desde o último dia 12. A certificação internacional é concedida a praias e marinas que atenderam a uma lista de critérios de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestrutura, informação aos frequentadores e sensibilização ambiental. Das 19 bandeiras hasteadas no país, três estão em Balneário Camboriú. Além das duas praias, a Marina Tedesco também foi certificada.

“Qual é a cidade, tão adensada como Balneário Camboriú, que tem praias tão preservadas e com duas delas certificadas pelo Bandeira Azul? São praias que devemos nos orgulhar e cuidar, usando a Bandeira Azul para atrair turismo de qualidade e como marco de consciência de uma visão coletiva que tem que se expandir todos os dias. Esse é o resultado de um trabalho que envolveu o poder público e a comunidade e que está dando muito certo”, falou o prefeito Fabrício Oliveira, durante a cerimônia de hasteamento na Praia do Estaleiro.

A Bandeira Azul nas duas praias ficará hasteada durante a temporada de verão 2019/2020. Sinal para os banhistas de que os locais têm qualidade de água e são seguros, a bandeira é recolhida à noite e recolocada de manhã, ou seja, permanecerá nas praias enquanto há guarda-vidas.

LEIA TAMBÉM

>>Teste Schaefer 770: uma agradável combinação de conforto, beleza e desempenho
>>Projeto para marina pública no Espírito Santo está em fase final
>>Tethys Yachts se prepara para entregar mais uma lancha de 54 pés

A solenidade de hasteamento da Bandeira Azul ocorreu no Restaurante Brisas do Oceano e contou com apresentação do músico Diogo Rosa. Em Santa Catarina, terão a bandeira oito praias e duas marinas.

No início de 2017, Balneário Camboriú habilitou-se pela primeira vez a obter o certificado. As praias foram cadastradas na fase piloto do Bandeira Azul, e começou o trabalho para o cumprimento de todas exigências. Entre as ações para a conquista do certificado, estavam a formação do comitê gestor do programa, contratação de técnico especialista, análises de água, diagnóstico das praias e reuniões periódicas com a comunidade.

Outra frente de trabalho atuou na instalação e recuperação de equipamentos nas praias do Estaleiro e Estaleirinho. Estruturas como passarelas e decks, cerca de proteção da restinga e postos guarda-vidas passaram por reforma. Banheiro e chuveiros (ou lava-pés), novas lixeiras e placas informativas foram instaladas. Para envolver a comunidade e os banhistas, foram feitas ações de educação ambiental nas praias. O trabalho continuou ao longo de 2019, para garantir a qualidade das praias, com melhoria nos acessos às praias e cercamento da restinga.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização (redacao@nautica.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Schaefer770