Bandeira Azul

Por: Redação -
13/11/2014

A renovação da certificação Bandeira Azul da Marinas Nacionais foi confirmada em reunião realizada pelo Júri Internacional do Programa Bandeira Azul, em Copenhagen, na Dinamarca.

A revalidação da Bandeira Azul foi o fruto da compreensão da importância da preservação dos recursos naturais adotada por todos os usuários e colaboradores da Marinas Nacionais. O Júri Internacional do Programa também aprovou as candidaturas da Praia do Tombo (Guarujá, SP), da Prainha (Rio de Janeiro, RJ) e da Marina Costabella (Angra dos Reis, RJ).

Ao participar do Programa Bandeira Azul, as praias e marinas comprometem-se com o cumprimento de critérios distribuídos em quatro categorias (educação ambiental, segurança e equipamentos, qualidade da água e gestão ambiental).

A coordenadora do Programa Bandeira Azul no Brasil, Leana Bernardi, elogiou o trabalho realizado pela Marinas Nacionais.  “É sempre gratificante reavaliar os candidatos e constatar os esforços realizados por todos para a manutenção da certificação. Aprendemos com todos os candidatos novos modelos e soluções diversas para as dificuldades que se apresentam durante o ano e a Marinas Nacionais é sempre um belíssimo exemplo de gestão e pode ser considerada modelo para outras marinas no Brasil.”

Para ser certificada, a praia ou marina deve passar por três instâncias de avaliação, inicialmente pelo Operador Nacional do Programa (no Brasil é o Instituto Ambiental Ratones), em seguida pelo Júri Nacional e finalmente pelo Júri Internacional.

O trabalho para manter a Bandeira Azul é permanente e cheio de desafios, pois depende da colaboração de todos os usuários da marina, entre colaboradores, marinheiros, clientes e prestadores de serviços.

A temporada 2014/15 começou, oficialmente, em 1º de novembro e as bandeiras devem ser hasteadas em uma cerimônia especial no dia 29 deste mês de novembro.

O Júri Internacional é composto pela Foundation for Environmental Education (FEE), World Conservation Union (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), United Nations Environmental Program (UNEP), World Tourism Organization (WTO), World Health Organization (WHO), International Life Saving (ILS), International Council of Marine Industry (ICOMIA) e Reef Check Program.

Foto: Divulgação

Informações: assessoria de imprensa

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

 

 

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks recebe Álvaro de Marichalar em papo sobre volta ao mundo de jet

    Detentor de vários recordes no mar, explorador estará presente na série de palestras que acontece durante o Rio Boat Show 2024

    Nova V550 e jet elétrico serão destaques da Ventura no Rio Boat Show 2024

    Maior lancha da marca e primeiro jet elétrico do Brasil estarão ao lado de outros 11 produtos da marca no salão, de 28 de abril a 5 de maio

    Casal transforma container de navio em casa aconchegante e sustentável

    Paul e Cathy utilizaram materiais reciclados para construir os ambientes e criaram sistemas ecológicos para manter uma vida minimalista

    Tonelero: submarino brasileiro é lançado em evento no Rio de Janeiro

    Embarcação é fruto de um acordo selado entre Brasil e França e foi batizada em evento com autoridades nesta quarta-feira (27)

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2010

    Já em sua 13ª edição, o salão náutico do Rio a cada ano ficava "maior, mais forte e mais cobiçado pelas marcas estrangeiras"