O Bambola é um monotipo da antiga classe Iole Olímpica. Conservadíssimo, ainda participa de regatas

0
354

Você sabe em que edição dos Jogos Olímpicos a vela brasileira participou pela primeira vez, e qual classe estava na disputa? Foi em 1936, na Olimpíada de Berlim, com apenas um participante: o velejador Walter Heuer, na classe Iole Olímpica. Sim, a Iole Olímpica era a classe de monotipo da época. Com 16 pés, esse monotipo, para um velejador, foi o antecessor do Finn e do Laser. Com a borda baixa, foi muito bem recebido no Brasil, especialmente em São Paulo, com regatas muito concorridas. Seu leme, muito leve e sensível, serviu de aprendizado a muitos velejadores de renome.

Acredita-se que tenham sido construídas 70 unidades desse veleiro no país. Este aqui, o Bambola, é um dos poucos remanescentes da espécie. Com cerca de 40 anos de água, pertenceu a um ex-comodoro do Yacht Club Paulista. Em excelente estado de conservação, ainda participa de regatas na represa de Guarapiranga, deixando tudo mundo de boca aberta ao passar com seu belo casco de madeira. Além disso, com o charme original, destaca-se como uma das atrações do Classic Sailing Festival, um misto de exposição e competição de veleiros clássicos e vintage.

A 4ª edição da mostra “Tesouros Náuticos” é uma das atrações do São Paulo Boat Show 2019, que acontecerá de 19 a 24 de setembro, no São Paulo Expo. O evento reunirá cerca de 20 barcos que resgatarão todo o charme e elegância de lendários modelos das décadas de 1950, 1960 e 1970 de estilo esportivo. Em uma viagem nostálgica, os visitantes do salão náutico paulista terão a oportunidade de contemplar lanchas e veleiros que marcaram a história náutica do país. Um encontro perfeito para quem adora o jeito de navegar de antigamente.

O São Paulo Boat Show 2019 reúne os mais recentes lançamentos e destaques do setor em um só lugar. Como já é tradição, o Espaço dos Desejos traz os lançamentos dos produtos mais cobiçados do mercado de luxo, de relógio a helicóptero.

No pavilhão Destinos Náuticos, os visitantes poderão conhecer lugares paradisíacos e participar de um bate papo com velejadores sobre suas viagens incríveis. Por mais um ano, o PADI Dive Festival acontecerá simultaneamente ao São Paulo Boat Show, apresentando produtos, serviços, palestras e atrações voltadas para o mergulho. O São Paulo Boat Show traz, ainda, a mostra Tesouros Náuticos, com cerca de 20 barcos clássicos, entre lanchas e veleiros, para o público conhecer e se encantar.

São Paulo Boat Show 2019
Data: De 19 a 24 de setembro
Local: São Paulo Expo
Horários: 19/9, das 15h às 22h
Dias de semana, das 13h às 22h
Fim de semana, das 12h às 22h
24/9, das 13h às 21h

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização (redacao@nautica.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.