Baleias e golfinhos são vistos no litoral norte paulista

0
343
Foto: Julio Cardoso

2020 começou com visitas surpreendentes no mar do litoral norte paulista: quatro espécies de golfinho e uma de baleia já foram avistadas neste mês entre Ilhabela e São Sebastião (SP).

Assim como a variedade, a frequência das observações e o número de indivíduos surpreenderam os especialistas. “Só de botos-cinza nós fizemos quatro avistamentos, todos de grupos numerosos. Em uma das vezes vimos mais de duzentos”, comenta o fotógrafo e fundador do “Projeto Baleia à Vista”, Julio Cardoso, que destaca ainda outros flagrantes.

“Das seis espécies de golfinhos que vivem na região, já avistamos quatro. A torcida agora é para que o dentes-rugosos e o golfinho-comum apareçam para fecharmos a lista”, comemora.

LEIA TAMBÉM

A aparição dos animais é um verdadeiro desfile com shows de acrobacias, característica comum do golfinho-pintado-do-atlântico, por exemplo: a espécie fica mais ativa em regiões onde há comida disponível e usa de suas habilidades aquáticas para mostrar que está se divertindo e interagindo com o meio.

Na lista de flagrantes na região constam ainda as toninhas, espécie ameaçada de extinção; e os golfinhos-nariz-de-garrafa, cujo grupo avistado era de 50 indivíduos. “Costumamos ver golfinhos nessa época, mas a quantidade e o tamanho dos grupos está surpreendendo”, diz Julio.

Na primeira quinzena de janeiro os fotógrafos e observadores também comemoraram o avistamento de uma baleia-de-bryde, espécie que vive na região e, durante o verão, se aproxima da costa para se alimentar. Mesmo com o corpo alongado de até 16 metros, a baleia é discreta e raramente observada, pois evita a aproximação de embarcações.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!
Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização (redacao@nautica.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Schaefer770