Delegacia dos Portos de Angra dos Reis alerta sobre Baleia-jubarte debilitada no local

0
10221

Desde o último sábado (27), pela manhã, um indivíduo juvenil de Baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) vem sendo registrado na região da baía de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

A Delegacia dos Portos local emitiu um aviso aos navegantes informando da presença do animal, visivelmente debilitada e com vestígios de ferimentos por petrechos de pesca. O risco de abalroamento, com possíveis danos ao animal e às pessoas é grande, já que ele sobe frequentemente à superfície para respirar e está debilitada e, claro, numa área de altíssimo tráfego de embarcações privadas e comerciais.

Esse juvenil que certamente se perdeu do grupo que participava e não retornou às águas do Atlântico Sul, ficando assim debilitada, certamente por falta de alimentação.

Leia também

» Ilhabela recebe número recorde de baleias jubartes. Saiba como agir quando avistá-las

» Estudo aponta que espécie de baleia é capaz de imitar a voz humana

» Conheça o projeto de observatório marinho australiano em formato de baleia

O importante é que as pessoas sigam as regras federais e mantenham a distância do animal, mas, principalmente, neste caso, porque o animal está correndo risco de vida e, caso as pessoas se aproximem, vão fazer com que ela se estresse e se desgaste ainda mais.

Assim, autoridades e pesquisadores pedem, encarecidamente, que não se aproximem do animal e apenas reportem às autoridades o local, dia e hora de eventual avistamento.

No vídeo, apesar de ser difícil conter a emoção, vemos que as pessoas se aproximas e acabam perturbando a baleia, que neste caso, pode ter pouco tempo de vida se não conseguir sossego e uma forma de se alimentar.

Gostou desse artigo? Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações para ser avisado sobre novos vídeos.

Sea Doo