Governo da Bahia investe US$ 78 milhões na construção de estruturas náuticas na Baía de Todos os Santos

0
598
Foto: Matheus Fugazza

Se já é um privilégio navegar na Bahia, com todas as bênçãos da Baía de Todos-os-Santos, imagina se a maior baía tropical do mundo ganhar uma infraestrutura náutica de primeiro mundo. É o que começa a acontecer a partir de novembro de 2019, quando se inicia a construção da Base Náutica da Penha, a primeira de uma série de intervenções destinadas a fazer da Bahia um dos melhores destinos náuticos do país.

O projeto faz parte do Prodetur, Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo. Com financiamento do BID, estão sendo investidos pelo governo do estado, na gestão de Ruy Costa, nada menos que US$ 78 milhões. São garagens, atracadouros, bases e rampas de acesso ao mar, num total de 14 intervenções, sendo 13 náuticas e uma cultural — a restauração do Museu Wanderley Pinho, que fica em Candeias, um dos municípios do Recôncavo Baiano.

“O turista poderá navegar até Candeias, atracar no píer que será construído no local e visitar o Museu do Pinho, que será totalmente reformado”, conta William Pickett, da Setur Bahia, Secretaria Estadual de Turismo, que está divulgando o projeto durante o São Paulo Boat Show 2019, dentro da exposição Destinos Náuticos. “No total, 18 municípios do Recôncavo serão beneficiados. A Base Náutica da Penha, na Ribeira, e o Atracadouro do Museu de Arte Moderna, já estão licitados, fazendo da navegação e dos atrativos culturais programas complementares. O segundo lote terá os envelopes abertos agora em outubro”, acrescenta Marcos Miranda, da Setur Bahia, também presente na exposição Destinos Náuticos.

Além de Salvador, a Baía de Todos-os-Santos é composta pelos municípios de Cachoeira, Candeias, Itaparica, Jaguaripe, Madre de Deus, Maragojipe, Nazaré, Salinas da Margarida, Santo Amaro, São Félix, Muritiba, São Francisco do Conde, Aratuípe, Muniz Ferreira, Saubara, Vera Cruz e Simões Filho, todos envolvidos no projeto, que — executado pela Setur, do secretário Fausto Franco — deverá estar totalmente concluído num prazo de dois anos.

Para ajudar os visitantes do São Paulo Boat Show 2019 a conhecer alguns dos melhores lugares do Brasil para navegar, o salão náutico paulista apresentará a segunda edição da exposição Destinos Náuticos, um espaço exclusivamente criado para promover localidades com vocação náutica. São lugares com atrativos para todos os gostos.

O maior salão náutico indoor da América Latina chega em sua 22ª edição em 2019, reunindo os principais lançamentos e destaques do setor em um só lugar. São iates, lanchas, veleiros, jets, motores, equipamentos, acessórios e muito mais para o público acompanhar até a próxima terça-feira, 24 de setembro, no São Paulo Expo.

Como já é tradição, o Espaço dos Desejos traz os lançamentos dos produtos mais cobiçados do mercado de luxo, de relógio a helicóptero. No pavilhão Destinos Náuticos, os visitantes poderão conhecer lugares paradisíacos e participar de um bate papo com velejadores sobre suas viagens incríveis. Por mais um ano, o PADI Dive Festival acontecerá simultaneamente ao São Paulo Boat Show, apresentando produtos, serviços, palestras e atrações voltadas para o mergulho. O São Paulo Boat Show traz, ainda, a mostra Tesouros Náuticos, com cerca de 20 barcos clássicos, entre lanchas e veleiros, para o público conhecer e se encantar. O São Paulo Boat Show 2019 tem organização Boat Show Eventos, patrocínio Bradesco Private Bank, co patrocínio Metalu Brasil, e com apoio da Revista Náutica e da Acobar.

São Paulo Boat Show 2019
Data: De 19 a 24 de setembro
Local: São Paulo Expo
Horários: 19/9, das 15h às 22h
Dias de semana, das 13h às 22h
Fim de semana, das 12h às 22h
24/9, das 13h às 21h

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização (redacao@nautica.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.