Com crescimento na produção de embarcações, Azimut planeja expansão no Brasil

Por: Redação -
21/06/2022

A fábrica da Azimut Yachts no Brasil, localizada na cidade catarinense de Itajaí, recebeu a visita do CEO do Grupo Azimut-Benetti, o italiano Marco Valle, principal responsável pela manutenção da excelência das marcas nos 70 países em que é representada. Acompanhado pelo CEO da Azimut Yachts no Brasil, Francesco Caputo, o executivo teve como foco de sua vinda os estudos e as estratégias dirigidos à expansão da unidade produtiva em solo brasileiro.

Além da grande procura do público pela gama de embarcações da Azimut Yachts fabricada no país, o aumento na adesão por iates, como é o caso do modelo da linha Grande de 27 metros, é uma das justificativas da nova etapa de crescimento. O modelo, lançado há menos de 2 anos no Brasil, com área equivalente a mais de 350 m², já teve 10 unidades comercializadas, das quais 3 estão em linha de produção, sem mencionar as negociações em andamento. O “gigante” é avaliado em mais de R$ 50 milhões (cerca de US$ 10 milhões), dependendo das configurações.

Outro motivo da etapa de expansão é o fato da chegada da linha “open” com estilo esportivo de luxo Atlantis para o Brasil com foco no território brasileiro e internacional.

“O objetivo é que para os próximos 3 anos, a fábrica brasileira que atua 100% alinhada com a matriz italiana, e hoje conta com 500 colaboradores em uma área de aproximadamente 20 mil m², deve dar um salto de 50% na produção e em 30% nas exportações. Por isso, é fundamental a visão estratégica em conjunto com a Itália, por meio do CEO Global Marco Valle, para mais uma etapa de desenvolvimento”, explica Francesco Caputo, CEO da Azimut no Brasil.

“A nossa unidade produtiva brasileira vem acompanhando o ritmo de crescimento do Grupo Azimut-Benetti no mundo, tanto que todos os produtos fabricados no Brasil trazem a mesma excelência italiana que é tão admirada por nossos clientes. Com a percepção do crescimento da unidade produtiva alinhados com as estratégias da matriz e com uma visão de longo prazo, além de seguirmos focados na produção de barcos de grandes dimensões, também percebemos, em países como os Estados Unidos por exemplo, a tendência pela busca de barcos de luxo com menos de 60 pés e com motorização de popa. Já temos a consagrada linha Verve que é sucesso internacional. A transferência da produção da linha Atlantis para a planta Brasil certamente impulsionará esta tendência. E dentro desta visão estudamos o processo de crescimento da indústria no Brasil de forma sólida com foco na qualidade, no cliente e no desenvolvimento sustentável da náutica como um todo”, afirma Marco Valle.

Inaugurada em 2010, a filial brasileira da Azimut Yachts já ultrapassou a casa dos R$ 1,5 bilhão em vendas de embarcações. Foram mais de 350 embarcações produzidas e entregues no Brasil e também exportados para outros países.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mestra vai com lançamento e mais duas lanchas ao Rio Boat Show 2024

    Nova embarcação de 21 pés do estaleiro fará estreia no Rio; evento vai de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2023

    Com público de 33 mil pessoas e mais de 200 barcos vendidos, evento foi descrito como um dos mais espetaculares salões náuticos do Brasil

    NÁUTICA Talks: Walter Garcia conta como a vela o aproximou da proteção da Amazônia

    Empresário no segmento náutico e jornalista por formação, Walter levará experiência de quase 30 anos ao Rio Boat Show 2024

    Jets, quadriciclos e UTVs serão apresentados pela Quadricenter no Rio Boat Show 2024

    Mais de 10 produtos serão expostos no estande da marca de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Marinha do Brasil leva simulador de navegação interativo ao Rio Boat Show 2024

    Além de experimentar a sensação de comandar um barco, visitantes do evento náutico poderão entender a fundo o papel da instituição nacional e receber dicas de segurança