Marinha bate recorde de atendimento ao público em 2016

0
2257

Durante o ano de 2016, o SISAP, Sistema de Atendimento ao Público utilizado pelos agentes da Autoridade Marítima, constatou um aumento das demandas da comunidade marítima por mais de 160 tipos de serviços prestados pelas 27 Capitanias, 14 Delegacias, 22 Agências e pelos 2 Centros de Instrução (CIAGA e CIABA) que integram o Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário (SSTA) e o Sistema do Ensino Profissional Marítimo (EPM).

A Diretoria de Portos e Costas constatou que a demanda pela prontificação de documentos foi uma das que mais se destacou nas estatísticas, saltando de 184 143, no ano de 2015, para 217 250, em 2016, um acréscimo de 17,98 % no volume de solicitações atendidas. Com o balanço do SISAP, também ficou constatado que cerca de 398 113 emails foram encaminhados automaticamente aos usuários, a fim de alertá-los sobre as mudanças de status em seus documentos. Esta iniciativa, além de representar um acréscimo de 17,13% em relação ao ano anterior, reduziu de forma expressiva a necessidade de ida de usuários a Organizações Militares para tomar conhecimento do andamento de seus processos, agilizando o atendimento e facilitando a vida dos usuários.

Dentre os serviços de prontificação de documentos mais procurados pela comunidade marítima, destacaram-se a obtenção de carteira de habilitação de amador (CHA), a transferência de propriedade de embarcações de esporte e recreio, carteira de inscrição e registro (CIR), certificados de cursos realizados no âmbito do Ensino Profissional Marítimo, inscrições de embarcações, dentre outros, totalizando um número de 172 003 atendimentos em 2016. É a Marinha do Brasil buscando prestar o melhor serviço à sociedade.