Atenção ao manete!

Por: Redação -
05/08/2015

Uma pilotagem abusiva afeta não só o motor, mas também o sistema de propulsão, que tem engrenagens e eixos muito bem sincronizados. Por isso, bruscas alternâncias de aceleração ou esforços contínuos em regime máximo causam desgastes ao conjunto. E não é só isso. Também a cabine e os porões sofrem uma barbaridade quando o casco é submetido a uma pilotagem mais “agressiva”, especialmente em dias de mar picado. Nessas ocasiões, as conexões elétricas e hidráulicas tornam-se vítimas frequentes dos solavancos. Fios se soltam, parafusos afrouxam e costumam surgir danos até em vasos sanitários. No porão, o problema é ainda mais sério. Com as pancadas no casco, braçadeiras e baterias tendem a afrouxar, gerando vazamentos e panes elétricas. Veja 5 dicas para evitar problemas assim:

1 – Não engate ou desengate o motor de maneira ríspida, para frente e para trás, se a lancha ainda estiver com bom avanço, porque isso força as engrenagens da rabeta e pode gerar danos sérios ao sistema de propulsão.

2 – Execute ações firmes (mas não com força) nos engates, especialmente no caso de motores de popa. Mas, se acionar os manetes com suavidade excessiva, as engrenagens também poderão sofrer desgastes, por falta de precisão nos engates.

3 – Aguarde alguns segundos até que o propulsor pare de girar em um determinado sentido, para, só então, engatá-lo no sentido oposto. Do contrário, você forçará as engrenagens do reversor.

4 – Cuidado para não acionar o trim de apenas um motor, quando operar um barco com dois. Isso sobrecarregará o outro motor e ainda fará o barco navegar desequilibradamente.

5 – Evite navegar com manetes em posições diferentes quando usar dois motores ao mesmo tempo. Isso gerará esforços e desgastes diferentes nos dois motores e complicará também as revisões de manutenção.

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira um compilado com os mais de 60 barcos que estarão nas águas do Rio Boat Show 2024

    Iate, veleiros, catamarãs, lanchas e botes estarão atracados na Baía de Guanabara, de 28 de abril a 5 de maio

    Porsche exibe carros esportivos de luxo no Rio Boat Show 2024, incluindo sedã híbrido

    Com dois modelos, especialista em carros de luxo terá estande no famoso Espaço dos Desejos

    NÁUTICA Talks: em clima de Olimpíadas, CBVela explica sucesso do Brasil na vela

    Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, e Luiz Guilherme, head de marketing da confederação, falarão sobre o tema no Rio Boat Show

    No NÁUTICA Talks, Guilherme Guimarães conta porque ilha no Caribe tornou-se o paraíso dos brasileiros

    Recifense que mora no local há mais de 20 anos vai contar tudo que quem pretende ir à ilha precisa saber; palestra acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    No NÁUTICA Talks, Yuri Benites descortina turismo náutico no Lago de Itaipu

    Diretor de Turismo na Fundação PTI integra agenda de palestras durante o Rio Boat Show 2024