Estúdio holandês cria inusitada embarcação sustentável que se eleva sobre as águas

0
1246

Siga o nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

O estúdio de arquitetura holandês Waterstudio.NL projetou uma inusitada embarcação movida a energia solar. Arkup 75, como é chamada, traz design moderno e palafitas retráteis que permitem que o modelo se eleve sobre as águas.

Com 22 metros de comprimento, a embarcação foi projetada para a empresa de iates Arkup e possui capacidade para suportar ondas e furacões, de acordo com sua idealizadora, graças à resistência gerada pelas quatro estacas de aço de 12 metros que são utilizadas para manter a embarcação estável quando ela está ancorada.

“O design foi inspirado na maneira como os flamingos se posicionam na água. Apenas uma perna na água e o corpo intocável acima da superfície”, explicou o fundador do estúdio, Koen Olthuis, em entrevista ao Dezeen.

Leia mais
>> Casal brasileiro fará viagem de dois anos a bordo, saindo da Austrália em direção ao Rio

>> Sítios arqueológicos submersos de, pelo menos, 7 mil anos são descobertos na Austrália

>> Primeiro museu subaquático do hemisfério sul é inaugurado na Grande Barreira de Corais, na Austrália

O conceito sustentável do modelo não se limita ao telhado que fornece energia solar. Além disso, a embarcação possui um sistema de coleta e purificação de água da chuva que reforça o conceito autossuficiente.

De acordo com o fundador do estúdio de arquitetura, Arkup 75 pode representar uma tendência do futuro. Isso porque, segundo Olthuis, a elevação do nível do mar pode fazer com que os centros urbanos comecem a se desenvolver na água.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

PUB Intermarine 13/07/2020