Você conhece o Aquijo? Saiba mais sobre um dos maiores ketches do mundo

Por: Redação -
11/09/2021

Fruto da colaboração entre grandes estaleiros holandeses, o Aquijo era tido, em 2018, como o maior ketch do mundo, com 86 metros. Um ketch é um tipo de veleiro com dois mastros: um mastro principal e um mastro de mezena, menor. As empresas envolvidas são a Vitters e a Oceanco, que, posteriormente, incluíram a Tripp Design.

Conforto e velocidade: esses eram os dois requisitos no briefing do design da embarcação. A construção, que aconteceu em Alblasserdam (com acesso direto ao mar) incluiu um casco inteiro de aço, de alta resistência, leve e totalmente otimizado.

aquijoaquijo

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Seu tamanho até dificultou o manejamento do peso, mas as incontáveis inovações solucionaram quaisquer dificuldades possíveis: guinchos personalizados de 40 toneladas com velocidade ajustável da linha permitem o manuseio da vela em condições de vento variáveis; um sistema de âncora submarino exclusivo, com dois pesos de âncora definidos em locais otimizados, melhoram a navegação; e o sistema de direção desenvolvido internamente traduz a força hidrodinâmica nas lâminas do leme de fibra de carbono — para os maiores lemes de carbono de todos os tempos — diretamente nos volantes do flybridge, fornecendo ao timoneiro um feedback imediato.

A direção promete extremamente sensível para permitir que Aquijo atue como uma embarcação à vela muito menor.

aquijoaquijo

O design externo e o layout foram influenciados pela necessidade de reduzir o vento e manter o centro de gravidade baixo. O Aquijo começou com 85 metros, mas foi ampliado no início da construção para melhorar as proporções da área do clube de praia, e garantir a instalação de uma plataforma de embarque melhor.

Leia também

» Lutador do UFC mostra sua primeira aquisição no mundo náutico: uma lancha de 75 pés

» Marca italiana é relançada por estaleiro que promete grande reestreia

» Megaiate REX tem mais de 100 metros de comprimento e conta até com quadra de squash

O resultado foi um convés do proprietário de alta qualidade, com quarto voltado para a traseira da embarcação e vista de 270 graus. Esse andar foi alocado de forma que o ketch não parecesse muito alto, com o flybridge nivelada no topo e à frente da área do proprietário (ele fica meio convés acima do andar do proprietário).

aquijoaquijo

A sala de máquinas foge do padrão “apertado e desordenado” de um veleiro, de acordo com o estaleiro, propondo espaços técnicos magistrais. Assim, ele se expande a partir do centro e percorre todo o comprimento da embarcação por baixo do alojamento, permitindo que as máquinas, as tendas e a arrumação sejam uniformemente espaçadas e pesadas.

O convés superior é a principal atração diurna do Aquijo: “Quando o vento está forte, você pode até usar a jacuzzi durante a navegação”, diz o proprietário. “No crepúsculo, há três bares onde gosto de tomar uma bebida: um no convés do proprietário, um no flybridge envolvendo a banheira de hidromassagem e um no grande convés principal”.

aquijoaquijoaquijo aquijo

O design interior foi assinado pelo estúdio Dölker + Voges. O objetivo de todo o projeto, nessa porção, era equilibrar a essência de um pequeno veleiro com os luxos de um iate a motor. Ele é “contemporâneo e elegante, mas fresco e natural”, nas palavras de Robert Voges.

Um dos quesitos abordados pelos designers foi o layout que conecta áreas públicas e privadas. O intuito era uma conseguir uma criação eficiente de espaços polivalentes. Isso pode ser visto no convés principal, onde as áreas de estar do salão e do convés traseiro se fundem, com um bar central abrangendo os dois espaços.

aquijoaquijo

As configurações de camarotes de hóspedes podem ser alteradas, incluindo desde suítes camarotes simples. O que é invariável é o clube de praia, acessível a todos os convidados no convés inferior. Ele coexiste com a área de spa em perfeita harmonia, onde também encontra-se uma piscina naturalmente iluminada por uma claraboia, fruto de um piso de vidro no andar acima.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Pisos personalizáveis e tapete flutuante da Growdeck estarão no Rio Boat Show 2024

    Defensas e porta-celular também fazem parte da lista de dez produtos exibidos pela marca durante o evento náutico

    CL Barcos levará veleiro da francesa Dufour ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 41 pés representa a primeira do tipo no Brasil e poderá ser vista de perto de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Mergulho Day: confira palestrantes que abordarão o tema durante o NÁUTICA Talks

    Com 5 palestras, o dia 3 de maio terá nomes de peso falando sobre a prática ao público do Rio Boat Show 2024

    NÁUTICA Talks: Tatiana Ribeiro palestra sobre biodiversidade desconhecida das Ilhas Cagarras

    Bióloga e mestre em ecologia está confirmada em bate-papo dentro do Rio Boat Show 2024

    K&L Flex leva colchão focado em aplicações náuticas ao Rio Boat Show 2024

    Expositor confirmado no salão carioca apresentará cinco produtos ao público