AquaRio ganha certificação de sustentabilidade marinha

0
265
Foto: Alexandre Macieira/Divulgação

O AquaRio recebeu o selo “Friend of the sea”, tornando-se o primeiro aquário do mundo a ter esta certificação de sustentabilidade marinha. Inaugurado em outubro de 2016, o maior aquário marinho da América do Sul, além de receber visitantes, também atua como centro de pesquisa científica em parceria com universidades do país. Entre as áreas de atuação, está o uso de probióticos como forma de deter o processo de branqueamento de corais. Segundo o fundador do aquário, o biólogo marinho Marcelo Szpilman, mais de 20 estudos sobre a conservação da vida dos oceanos estão em andamento no aquário.

A instituição também procura difundir, entre os visitantes, a importância da preservação dos mares e dos animais, com campanhas como a de combate o descarte de lixo no mar e de combate à pesca predatória. Também são disponibilizadas exposições temporárias e peças de teatro que ajudam as crianças a entender um pouco mais sobre a vida nos oceanos.

Foto: Divulgação

LEIA TAMBÉM
>>Paris ganhará centro cultural flutuante no rio Sena
>>Primeiro restaurante submerso é inaugurado na Europa
>>Ferretti Yachts se prepara para lançar novo modelo de 72 pés

Os cuidados com o meio ambiente também estão na construção do local, que tem o maior projeto de energia solar do Rio de Janeiro, com mais de dois mil painéis fotovoltaicos em todo o telhado, o que gera cerca de 77 mil kW/h de energia limpa por mês. Ou seja, equivalente ao abastecimento de 500 residências, e que representa uma economia de 20 a 30% da energia consumida mensalmente.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones