Aprendizado

Por: Redação -
07/04/2015

A Azimut Yachts, marca italiana que mantém um estaleiro de 200 mil m² na cidade catarinense de Itajaí, está organizando cursos para comandantes de embarcações produzidas pela marca no Brasil. Os módulos dirigem-se tanto a donos de lanchas quanto a marinheiros ou responsáveis por elas e são certificados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A primeira etapa será realizada em maio, no Rio de Janeiro, e reunirá 30 pessoas, no máximo. Em seguida, serão realizados cursos em São Paulo e em Santa Catarina.

Os alunos vão aprender noções básicas sobre as partes mecânica, elétrica e hidráulica das embarcações Azimut, como a importância de realizar a troca dos filtros dos motores e do gerador dentro do prazo recomendado segundo a garantia, entre outros fundamentos. “Queremos que os donos de uma Azimut ou seus responsáveis saibam identificar determinados problemas em um primeiro nível, para que possam informar a assistência técnica com mais precisão – caso não consigam eles mesmos resolver esses problemas – ou para que não tomem atitudes que causem danos ao barco”, comenta Giuseppe Donadio, diretor de Pós-Venda da marca para o Brasil e parte da América Latina. “Nossa filosofia é antecipar problemas emergenciais”, completa ele.

Giuseppe trabalhou durante nove anos na Europa e em outros países, incluindo o território brasileiro, antes de se transferir para cá, há cerca de um ano. Nesse período, fez uma análise do cenário de pós-venda no país para identificar o que precisaria ser desenvolvido, especificamente, a fim de tornar o trabalho mais completo. “Se você não conhece a cultura de um país de perto, não funciona. Vim para cá e identifiquei que o Brasil precisa de um atendimento muito próximo do cliente. Os intermediários – no caso, nossos dealers – ajudam, porém em termos de assistência técnica. A Azimut precisa perceber, diretamente, o nível de satisfação do cliente”, explica Giuseppe.

A Azimut mantém unidades de atendimento no Rio de Janeiro (são duas em Angra dos Reis), São Paulo (no Guarujá) e Santa Catarina (em Itajaí e Balneário Camboriú). Após a realização dessa primeira leva de cursos, a marca planeja criar módulos subsequentes, de maneira que os alunos adquiram novos conteúdos e, consequentemente, mais expertise na administração de eventuais problemas dos barcos. “Isso já acontece na Itália e é um grande sucesso”, assinala Giuseppe.

Foto: Mozart Latorre

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    BR Marinas apresenta serviço de hospedagem de barcos no Rio Boat Show 2024

    Administradora da Marina da Glória, palco de mais uma edição do charmoso evento náutico, terá estande no Espaço dos Desejos

    Pisos personalizáveis e tapete flutuante da Growdeck estarão no Rio Boat Show 2024

    Defensas e porta-celular também fazem parte da lista de dez produtos exibidos pela marca durante o evento náutico

    CL Barcos levará veleiro da francesa Dufour ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 41 pés representa a primeira do tipo no Brasil e poderá ser vista de perto de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Mergulho Day: confira palestrantes que abordarão o tema durante o NÁUTICA Talks

    Com 5 palestras, o dia 3 de maio terá nomes de peso falando sobre a prática ao público do Rio Boat Show 2024

    NÁUTICA Talks: Tatiana Ribeiro palestra sobre biodiversidade desconhecida das Ilhas Cagarras

    Bióloga e mestre em ecologia está confirmada em bate-papo dentro do Rio Boat Show 2024