Aprendizado
A Azimut Yachts, marca italiana que mantém um estaleiro de 200 mil m² na cidade catarinense de Itajaí, está organizando cursos para comandantes de embarcações produzidas pela marca no Brasil. Os módulos dirigem-se tanto a donos de lanchas quanto a marinheiros ou responsáveis por elas e são certificados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A primeira etapa será realizada em maio, no Rio de Janeiro, e reunirá 30 pessoas, no máximo. Em seguida, serão realizados cursos em São Paulo e em Santa Catarina.
Os alunos vão aprender noções básicas sobre as partes mecânica, elétrica e hidráulica das embarcações Azimut, como a importância de realizar a troca dos filtros dos motores e do gerador dentro do prazo recomendado segundo a garantia, entre outros fundamentos. “Queremos que os donos de uma Azimut ou seus responsáveis saibam identificar determinados problemas em um primeiro nível, para que possam informar a assistência técnica com mais precisão – caso não consigam eles mesmos resolver esses problemas – ou para que não tomem atitudes que causem danos ao barco”, comenta Giuseppe Donadio, diretor de Pós-Venda da marca para o Brasil e parte da América Latina. “Nossa filosofia é antecipar problemas emergenciais”, completa ele.
Giuseppe trabalhou durante nove anos na Europa e em outros países, incluindo o território brasileiro, antes de se transferir para cá, há cerca de um ano. Nesse período, fez uma análise do cenário de pós-venda no país para identificar o que precisaria ser desenvolvido, especificamente, a fim de tornar o trabalho mais completo. “Se você não conhece a cultura de um país de perto, não funciona. Vim para cá e identifiquei que o Brasil precisa de um atendimento muito próximo do cliente. Os intermediários – no caso, nossos dealers – ajudam, porém em termos de assistência técnica. A Azimut precisa perceber, diretamente, o nível de satisfação do cliente”, explica Giuseppe.
A Azimut mantém unidades de atendimento no Rio de Janeiro (são duas em Angra dos Reis), São Paulo (no Guarujá) e Santa Catarina (em Itajaí e Balneário Camboriú). Após a realização dessa primeira leva de cursos, a marca planeja criar módulos subsequentes, de maneira que os alunos adquiram novos conteúdos e, consequentemente, mais expertise na administração de eventuais problemas dos barcos. “Isso já acontece na Itália e é um grande sucesso”, assinala Giuseppe.
Foto: Mozart Latorre
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Administradora da Marina da Glória, palco de mais uma edição do charmoso evento náutico, terá estande no Espaço dos Desejos
Defensas e porta-celular também fazem parte da lista de dez produtos exibidos pela marca durante o evento náutico
Embarcação de 41 pés representa a primeira do tipo no Brasil e poderá ser vista de perto de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória
Com 5 palestras, o dia 3 de maio terá nomes de peso falando sobre a prática ao público do Rio Boat Show 2024
Bióloga e mestre em ecologia está confirmada em bate-papo dentro do Rio Boat Show 2024