Como decorar o barco com a técnica chinesa feng shui

Por: Redação -
14/12/2016

O feng shui — técnica chinesa de harmonização de ambientes segundo a qual a energia dos habitantes de um local está relacionada à disposição de seus móveis e objetos — também pode beneficiar lanchas, iates e veleiros. Para isso, na hora de decorar, personalizar ou customizar seu barco, basta estabelecer uma relação yin/yang — a chave da saúde e da felicidade. Segundo os orientais, yin e yang são polos opostos de uma energia chamada Qi (pronuncia-se tchi), que está presente em tudo no universo.

Saúde, por este ponto de vista, é a energia interna do organismo equilibrada e em harmonia com as energias do ambiente. Alguém com muito yang, por exemplo, será agitado; muito yin, porém, leva a estados de desanimo. Da mesma forma, o feng shui busca equilibrar as energias positivas e negativas em ambientes de casas, escritórios e, por que não, barcos, estabelecendo a melhor disposição dos móveis e objetos. “Para isso, trabalhamos com cores, formas e elementos, como água, madeira, fogo, terra e metal”, conta a consultora de feng shui Cris Ventura, segundo a qual os barcos são imagens ligadas a fortuna e sucesso. Isso ocorre porque no ba-guá — mapa octagonal usado como uma espécie de bússola para distribuir o ambiente em oito áreas que correspondem aos setores mais importantes da vida — a água é o elemento prosperidade.

Ba-aguá: aplicada sobre a planta do barco, essa espécie de mapa com formato octogonal permite encontrar a energia certa de cada ambiente
Ba-aguá: aplicada sobre a planta do barco, essa espécie de mapa com formato octogonal permite encontrar a energia certa de cada ambiente

Cada um dos lados do ba-guá representa um aspecto ou energia da nossa vida: trabalho, sabedoria, família, prosperidade, fama, relacionamento afetivo, criatividade e amigos. O primeiro passo é sobrepor o mapa à planta da embarcação, de modo que o lado do “trabalho” fique sobre a entrada principal. Já nos demais ambientes deve-se potencializar ou reduzir a presença de cada um dos cinco elementos tradicionais: fogo, terra, água, madeira e metal. “Para isso, basta trocar um móvel de lugar ou colocar um espelho na parede. São ações simples, que qualquer um pode executar”, garante Cris.

Por se tratar de um veículo em que tudo remete à água, incluindo o casco de fibra de vidro, uma providência é levar a bordo elementos de fogo — leia-se luzes e cores fortes, como vermelho e laranja — e terra, representado por plantas, objetos de cerâmica e quadros com — atenção para o detalhe — a moldura quadrada, que dão estabilidade ao ambiente.
Outro cuidado é posicionar adequadamente os objetos. “Esculturas de barcos não devem ficar perto de banheiros. E se estiverem perto da entrada da embarcação devem ficar com a proa virada para dentro e não para fora, que é para que a prosperidade se mantenha”, ensina a nossa consultora.

Por sua vez, a parede para a qual a porta de entrada se abre diretamente — e que, por isso, pode trazer má sorte — deve ser coberta com espelhos. A proteção pode ser reforçada com a colocação de um espelhinho ba-guá acima da porta de entrada, para rebater energias negativas. Não dá para usar espelhos? Use cores claras e muita luz. A colocação de espelhos também é a solução para corredores estreitos, pois transmitem a sensação de que o ambiente é maior, além de trazer boas energias. Outra pedida é buscar o equilíbrio das cores. Para atrair bons fluidos, a pintura e os adesivos do casco, por exemplo, devem combinar cores frias e quentes, calmantes e estimulantes.

Torneiras pingando e relógio parado têm de ser consertados ou removidos, eliminando assim os obstáculos para a livre circulação do chi – a energia vital que, segundo os chineses, liga o ser humano ao ambiente que o cerca. O banheiro merece atenção especial. A função desse ambiente é tirar coisas pelos ralos, canos e vaso sanitário. Por isso, a porta deve ser mantida fechada e a tampa do vaso permanecer abaixada toda vez que for acionada a descarga. Se facilitar, lá se vai a energia dos tripulantes. Para harmonizar esse ambiente, mantenha-o limpo e perfumado. “Se possível, coloque plantas naturais e vaso com terra para estabilizar a energia”, sugere Cris.

Na cozinha, o cuidado com o fogão é importante, por se tratar de um símbolo de prosperidade. É preciso mantê-lo limpo e em bom funcionamento. Os armários também devem permanecer organizados, pois simbolizam as finanças.

Por fim, decore o barco com objetos que ajudem a atrair boas vibrações, como figa, carranca, mandala, olho-grego e plantas que protegem contra o mau-olhado, como arruda e sete ervas. Cristais também harmonizam a energia, ainda mais se tiverem formato de peixe. Esses amuletos devem ser colocados no lugar em que as pessoas ficam por mais tempo, seja o comando, o salão, o flybridge ou praça de popa.

Os efeitos das cores a bordo

Branca
É considerada uma cor neutra. Deve-se tomar muito cuidado quando o branco aparece em demasia em um ambiente, pois representa infinito e deixa em uma pessoa que passa muito tempo neste ambiente uma sensação de infinito, frieza e vazio. Deve-se quebrar o branco com quadros e móveis bem coloridos.

Preta
Por ser uma cor opressiva e depressiva, deve ser usada apenas em pequenos detalhes da decoração, fazendo contrastes com as demais cores, especialmente com a branca, pois pode passar a sensação de angústia.

Verde
É uma cor neutra que acalma o sistema nervoso e as pessoas agitadas. Também significa esperança e satisfação. Muito cuidado em usar a cor verde em locais onde predomina o vermelho, pois teremos um local muito quente. Deve-se usar nos banheiros para elevar a energia deste local.

Lilás/Violeta
Traz tranqüilidade, sossego e calma. Estimula a espiritualidade e a meditação. Tem efeito purificador, transforma as energias negativas em positivas. Ótimo para a saúde. Acalma o coração, a mente e os nervos. Em excesso, porém, pode trazer depressão e ansiedade.

Laranja
Cor do intelecto e mental. Em doses pequenas, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Boa para áreas do barco em que se quer estimular o diálogo, como o salão e sala de jantar. Em excesso, pode provocar conversas demais, brincadeiras fora de hora e aumento do apetite.

Vermelho
É uma cor que pode estimular as áreas de relacionamento afetivo, sucesso, auto-estima, fama e prosperidade. Está ligada ao elemento fogo e, por este motivo, deve ser usado com muito cuidado e em pequenas doses, pois é uma cor excitante e estimulante. Em excesso, provoca brigas.

Azul
É uma cor que tem um efeito calmante e tranquilizante para as pessoas quando aplicado em um ambiente. Cuidado com o excesso de azul, pois irá provocar sono em excesso. Já para quem é muito agitado, é a mais indicada.

Amarela
Outra cor que estimula o intelecto e ajuda muito nos estudos. É a cor da luz, por este motivo deve ser usado em ambientes escuros. Estimula a comunicação, o mental e abre o apetite. Em excesso, provoca muita conversa e pensamentos acelerados e confusos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Especial Digital do Rio Boat Show 2024 já está no app Náutica; saiba como acessar

    Com as principais informações do evento, o material se encontra disponível para download gratuitamente

    FS Yachts leva lancha recém-lançada ao Rio Boat Show 2024

    FS 355, apresentada na primeira semana de abril, está prestes a ganhar as águas da Baía de Guanabara ao lado de outro modelo do estaleiro

    Há 22 anos, sorteio de barco no Rio Boat Show mudava a vida de garoto de apenas 11 anos

    Hoje músico, Bernardo Fajoses conta como o salão daquele ano foi um dos "mais decisivos e impactantes" momentos de sua vida

    Mestra vai com lançamento e mais duas lanchas ao Rio Boat Show 2024

    Nova embarcação de 21 pés do estaleiro fará estreia no Rio; evento vai de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2023

    Com público de 33 mil pessoas e mais de 200 barcos vendidos, evento foi descrito como um dos mais espetaculares salões náuticos do Brasil