Sistema de purificação de ar a bordo promete livrar iates da Covid-19. Confira

Por: Redação -
10/05/2021

Não é novidade que a pandemia de Covid-19 não deixou ninguém a salvo de suas mudanças. Com a temporada de iates no Mediterrâneo se aproximando (e, principalmente, sem nenhuma certeza quanto ao futuro durante a quarentena), um estaleiro em específico teve uma ideia ilustre: a de um superiate lívre de vírus.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

O estaleiro Palumbo SY Refit foi o dono dessa inovação. Além da ameaça de Covid-19, os poluentes atmosféricos podem frequentemente encontrar seu caminho a bordo, e foi essa a problemática que a equipe de pesquisa e desenvolvimento da Palumbo abordou.

Trata-se de um sistema de purificação de ar a bordo, de duas partes, e que pode ser instalado em embarcações já em cruzeiro. Ela garante que o superiate permaneça em um ambiente saudável e seguro através de uma tecnologia que usa plasma não térmico (NTP).

palumbo covid

Leia também

» Marcas japonesas desenvolvem motores marítimos a hidrogênio

» Empresa norte-americana apresenta projeto de lancha de 27 pés com hidrofólio

» Jogador de futebol americano Tom Brady compra lancha de US$ 6 milhões

O NTP é uma tecnologia de ponta que evita que os poluentes circulem a bordo por meio do processo de oxidação, eliminando colônias de bactérias já estabelecidas e tornando-as biologicamente inertes. Esse processo é considerado o mais seguro para oxidar e decompor poluentes.

O dispositivo é eficaz na eliminação de bactérias, fungos, vírus, endotoxinas bacterianas, compostos orgânicos voláteis e odores. Além desses, poluentes atmosféricos também representam um perigo legítimo para a saúde. Essa tecnologia, adaptável aos requisitos de sanitização individuais da embarcação, pode ser implementada por meio de dutos já existentes e começar a higienizar o ar a bordo poucas horas após a instalação.

palumbo covid

Ainda que o sistema NTP seja capaz de evitar que poluentes aerotransportados entrem no seu superiate, tais partículas podem ser carregadas a bordo e espalhadas por hóspedes ou funcionários, por exemplo. Portanto, um segundo dispositivo pode ser instalado em complemento ao sistema NTP, para realizar a desinfecção local.

Este dispositivo emprega um sistema de vaporização que utiliza líquido desinfetante em combinação com água, para desinfetar os dutos de ar. O sistema de desinfecção pode ser usado com um cronômetro para garantir a esterilização sistemática e ar limpo para respirar.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Yamaha vai ao Rio Boat Show 2024 com cinco motores e dois jets

    Entre os equipamentos, estão cinco modelos de popa; evento acontece de 28 de abril a 5 de maio

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio

    No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

    Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024

    Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória