Angra dos Reis retoma medidas mais duras de isolamento e restringe atividades náuticas

0
1429

Angra dos Reis retoma medidas mais duras de isolamento e restrição de atividades náuticas, que entram em vigência nesta segunda-feira, 25 de maio

Conforme o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, explicou durante a 1ª NÁUTICA Live, realizada dia 7 de maio, a flexibilização do isolamento social estava condicionada ao avanço do coronavírus na cidade, que então tinha 228 casos confirmados, com 6 óbitos.

Três semanas depois, levando em consideração a ocupação de 50% da totalidade de leitos do Centro de Referência Covid-19, que funciona na Santa Casa, Fernando Jordão assinou o Decreto nº 11.646, publicado no Diário Oficial neste sábado, 23 de maio, anunciando a retomada de medidas mais duras de isolamento social.

“Fizemos uma reunião e decidimos que vamos ter medidas mais duras de quarentena. Nós avisamos e também divulgamos nas lives, nos vídeos e nos boletins que a prefeitura emitiu que, se a cidade chegasse a 50% de ocupação no Centro de Referência Covid-19, nós iríamos tomar essas medidas. Como chegamos a 50%, vamos efetuar as novas medidas, publicadas no decreto emitido hoje, que passa a valer nesta segunda-feira (25 de maio)”, declara o prefeito de Angra dos Reis.

A nova ordem passa a valer até o dia 8 de junho. Além de proibir uma série de atividades econômicas — com exceção das essenciais, como farmácias, supermercados, açougues, peixarias, e hortifrutigranjeiros, distribuidores de gás e água mineral, postos de combustível, transportadoras de alimentos, serviços de saúde — o decreto amplia a restrição às atividade náuticas.

Até agora, estavam proibidas apenas atividades náuticas de turismo e o acesso de turistas às águas de Angra. A partir de agora, fecham também as operações nas marinas (públicas e privadas), iates clubes, além de lojas e mecânicas náuticas.

Falando à NÁUTICA na manhã deste domingo (24/05), Fernando Jordão explicou que a navegação não está proibida e que as restrições se aplicam aos barcos de esporte e recreio que estão em seco. “Como essas embarcações estão docadas e as operações nas marinas e garagens náuticas estão suspensas a partir deste segunda, os donos de barcos não terão como sair para navegar”.

Porém, ele fez uma ressalva: “As embarcações de esporte e recreio que já se encontram na água poderão continuar navegando, respeitando as regras de distanciamento social e da não aglomeração”, pontua.

O prefeito angraense alertou também que fiscalizará as águas de Angra dos Reis, da Baía da Ilha Grande e as ilhas, para que não haja aglomerações, seja de barcos ou de pessoas.

Também haverá restrição à circulação de pessoas e veículos na cidade após as 22 horas, salvo nas hipóteses de atendimento médico-farmacêutico e dos agentes públicos no exercício da função.

Além disso, considerando a necessidade imediata de isolamento social ampliado, a prefeitura decretou ponto facultativo nesta segunda-feira, 25. Os estabelecimentos empresariais que violarem quaisquer das regras serão multados e poderão receber suspensão temporária da licença de funcionamento (alvará).

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço gratuito de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

PUB Intermarine 13/07/2020