Veterinário encontra âncora egípcia de 3400 anos por acaso ao mergulhar em Israel

Por: Redação -
17/02/2020
Foto: Reprodução

Quando o veterinário Rafi Bahalul foi dar um mergulho em Atlit, no litoral de Israel, não imaginava o que iria encontrar. Ele simplesmente se deparou com uma âncora egípcia de cerca de 3400 anos no fundo do mar. O artefato apresenta imagens de uma antiga deusa e hieróglifos.

“Eu a vi, continuei nadando por alguns metros, depois percebi o que tinha visto e mergulhei para tocá-la”, disse Bahalul. “Foi como entrar em um templo egípcio no fundo do Mediterrâneo”, completou. Depois disso, o veterinário entrou em contato com especialistas da Autoridade de Antiguidades de Israel para identificar o objeto.

LEIA TAMBÉM

>>Teste Schaefer 770: uma agradável combinação de conforto, beleza e desempenho
>>Projeto para marina pública no Espírito Santo está em fase final
>>Tethys Yachts se prepara para entregar mais uma lancha de 54 pés

De acordo com arqueólogos, trata-se de uma típica âncora usada durante a Idade do Bronze. Esses objetos apresentavam o formato de um trapézio, cantos arredondados e um furo próximo à extremidade superior no qual uma corda era presa. Outros artefatos parecidos já haviam sido encontrados na mesma região, mas nenhum com gravuras de tão boa qualidade. Agora o tesouro arqueológico está sendo exibido em uma mostra no Museu de Israel.

A gravura mais significativa na âncora mostra uma mulher escrevendo em uma tabuleta. Pelo símbolo acima de sua cabeça, é possível identificá-la como a deusa Seshat, antiga divindade egípcia da escrita. Porém o rosto da deusa havia sido danificado de propósito, o que chamou a atenção dos especialistas. Ben-Dor Evian, curador do Museu de Israel, acredita que a peça tenha decorado algum templo antigo que foi abandonado ou destruído. Após sua destruição, seus objetos de decoração foram reciclados, servindo para fabricar outros artefatos, como uma âncora. O rosto de Seshat teria sido desfigurado como forma de respeito (pois não seria apropriado decorar um objeto tão banal com a imagem de uma deusa).

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    No NÁUTICA Talks, Paula Vianna mergulha nos desafios da fotografia subaquática

    Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024

    Série de NÁUTICA com família a bordo de barco centenário já tem data de estreia

    Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos

    NÁUTICA Talks: velejador Silvio Ramos palestra sobre "cruzeiro dos sonhos" no rio Amazonas

    Criador do BRally, o empresário contará como foi a circum-navegação, em bate-papo que acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    Governo abre inscrições para curso gratuito de Condutor de Turismo Náutico

    Formação, totalmente online, foi criada em parceria do Ministério do Turismo com Universidade Federal Fluminense

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2018

    Das lanchas de entrada aos grandes iates, o público pôde ver de perto opções para todos os gostos e bolsos